menu

Paraíba

27/11/2017


Alunos de Santa Rita conquistam torneio nacional de robótica

Cinco alunos da rede pública de ensino de Santa Rita conquistaram primeiro lugar no Torneio Juvenil de Robótica, que aconteceu em São Luiz, no Maranhão. A competição reuniu 610 estudantes, de 16 estados do país, oriundos de escolas públicas e privadas. Os paraibanos conseguiram a primeira colocação geral como melhor projeto pedagógico em robótica educacional e conquistaram o segundo lugar na modalidade dança com sumô.

O grupo de Santa Rita enfrentou uma jornada de etapas até o final do torneio, que aconteceu no último sábado (25). Foram dois dias na fase classificatória e mais um na semifinal e final, totalizando disputas com doze equipes. Eles competiram com alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Amapá e Maranhão.

Os garotos Jodson, Samuel, Leonardo, Yure e Gerson, que têm entre oito e doze anos de idade, participaram do torneio sob o comando do professor Thalles Araújo. Eles apresentaram o projeto de dança com o tema “Paraíba, joia rara” e garantiram duas vagas no torneio internacional, que acontecerá em julho de 2018, na Argentina.

De acordo com Aline Pontes, que acompanhou a equipe santarritense e é diretora da escola municipal Manoel Faustino, instituição do bairro Heitel Santiago, onde estudam os cinco alunos, Santa Rita se destacou por ser uma das poucas representantes da rede pública participando do torneio. “Eles conquistaram não apenas o campeonato, mas também o público presente, que viu garra, comportamento e dedicação dos nossos meninos. Já na primeira rodada, o público os aplaudiu de pé”, relatou a diretora.

Segundo o prefeito Emerson Panta, a robótica vem sendo desenvolvida na escola de forma pioneira em Santa Rita. O objetivo é ampliar a interdisciplinaridade através de tecnologia e trabalho colaborativo. “Vamos expandir o projeto para outras escolas já no próximo ano para incentivar a robótica, que também trabalha a questão social dos alunos”, afirmou o gestor.

WSCOM

Notícias relacionadas