menu

Brasil

18/12/2013


Aneel adia aumento mensal na conta de luz para 2015

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na noite de ontem (17) que vai prorrogar para janeiro de 2015 o sistema de bandeiras tarifárias na cobrança da conta de luz. A mudança aconteceria já em janeiro para residências e estabelecimentos industriais.

Segundo o órgão, a decisão foi motivada pela necessidade de aperfeiçoamento de regras relacionadas à nova cobrança. Uma audiência pública marcada para a próxima semana discutirá os procedimentos comerciais aplicáveis ao sistema.

O novo modelo de cobrança fará com que os preços ao consumidor flutuem a cada mês, de acordo com a maior demanda pelo uso de usinas termelétricas, ocasionada pela falta de chuvas. Este tipo de energia é bem mais caro que a produzida por hidrelétricas.

A Aneel também informou que mudará as faixas de acionamento das bandeiras tarifárias, que são três: verde, amarela e vermelha. Na verdade, a tarifa é a mesma, já na amarela serão acrescidos R$ 1,50 a cada 100 kWh (quilowatts-hora), e na vermelha, serão cobrados R$ 3 por 100 kWh.

Tarifa branca

O modelo é diferente do sistema da tarifa branca, que prevê a cobrança diferenciada na conta de luz conforme o horário de utilização. Neste sistema, o consumo de energia fica mais caro nos horários de pico, entre 18 horas e 21 horas, de segunda a sexta-feira, e mais barato em outros horários.

A Aneel informou ao iG nesta quarta-feira (18) que a tarifa branca está mantida para o início de 2014, mas sua implantação será facultativa e dependerá da instalação dos medidores eletrônicos, que substituirão os analógicos.

iG Economia

Notícias relacionadas