menu

Brasil

22/10/2014


Após polêmica, Dilma segue com 52% ante 48% de Aécio

Datafolha

Divulgada na noite desta terça-feira (21), a nova pesquisa do Instituto Datafolha mostrou praticamente os mesmos números do levantamento anterior, publicado na segunda-feira. Na mais recente leitura, Dilma Roussef, candidata à reeleição, aparece com 52% dos votos válidos, enquanto seu opositor, Aécio Neves, tem 48% de apoio do eleitorado. Neste cenário, permanece o empate técnico entre os dois candidatos considerando o limite máximo da margem de erro de 2 pontos percentuais. 

Se considerados os votos totais, os números mudaram ligeiramente, com Dilma subindo para 47%, de 46% na pesquisa anterior, e Aécio mantendo 43% das intenções de voto. Já os votos brancos e nulos oscilaram de 5% para 6%, e os indecisos caíram de 6% para 4%. 

Entre os eleitores de Dilma, 82% acreditam que a petista sairá vitoriosa da disputa presidencial. O eleitorado de Aécio Neves, por sua vez, é menos otimista: 78% acredita que o tucano será eleito. 

Dilma cresce entre mulheres e no Sudeste

A intenção de voto da candidata à reeleição entre as mulheres aumentou para 47%, ante 42% apontado no levantamento realizado no dia 9 de outubro. No mesmo contexto, o índice da petista na região Sudeste subiu para 40%, de 34%. Entre os eleitores que recebem entre dois e cinco salários mínimos, o porcentual da candidata do PT avançou para 45%, de 39% apontado no dia 15 de outubro.

Contratada pelo Jornal Folha de São Paulo, a Pesquisa Datafolha ouviu 4.355 eleitores nesta terça-feira em 256 municípios de todo país. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-01160/2014.

Texto divulgado nas redes sociais usa dados errados

Uma mensagem tem circulado na internet intitulada “Farsa da pesquisa Datafolha –divulguem”. O texto usa dados incorretos para sustentar a tese de que Aécio Neves (PSDB) estaria à frente de Dilma Rousseff (PT) no segundo turno.

Ao citar as intenções de voto em Dilma e Aécio em cada região do país, a mensagem utiliza dados da pesquisa Datafolha anterior, realizada em 14 e 15 de outubro (em que Aécio tinha 51%, e Dilma, 49%), e não os desta segunda-feira – que aponta a presidente com 52% e o tucano com 48%.

 

(Com informações do iG)

Notícias relacionadas