menu

Brasil

07/07/2015


Armando Monteiro reúne-se com representantes de 12 setores industriais

São Paulo – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, reuniu-se ontem com conselheiros do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI). Monteiro reiterou seu otimismo em relação à superação do atual momento econômico do país. "O Brasil tem uma capacidade enorme de superação. Apesar das dificuldades, estou animado com minha missão", disse. O encontro contou com a participação de 18 empresários de 12 setores da economia brasileira: alimentos, metalmecânico, papel e celulose, máquinas e equipamentos, aviação, vestuário, têxtil, entretenimento, cosméticos, investimentos, tecnologia da informação e siderúrgico.

Participaram do evento o presidente do IEDI, Pedro Passos, e os conselheiros, Amarílio Proença de Macêdo, Cláudio Bardella, Daniel Feffer, Décio da Silva, Eugênio Emílio Staub, Frederico Fleury Curado, Oswaldo Oliveira, Josué Christiano Gomes da Silva, Lírio Albino Parisotto, Luiz Alberto Garcia, Paulo Francini, Marcello de Simone, Pedro Wongtschowski, Robert Max Mangels, Rodolfo Villela Marino e Marcos Marinho Lutz.
Pedro Passos, presidente do IEDI, abriu a conversa destacando a convergência entre governo e setor privado na construção do Plano Nacional de Exportações. "As melhorias apontadas pelo plano serão importantes para a retomada da competitividade da indústria brasileira", disse. Os acordos internacionais com parceiros estratégicos também são pontos positivos para Passos.

No geral, os empresários manifestaram preocupação com a operabilidade e efetividade do plano, principalmente em relação aos mecanismos de financiamento, seguro e garantias às exportações. Para eles, é urgente a retomada do Proex Equalização e o pagamento do Reintegra. Sobre o tema política industrial, os empresários destacaram o elevado custo da energia sobre a produção nacional e o impacto desse insumo sobre a competitividade.

"O IEDI é uma voz muito presente e consistente da visão da indústria", disse Monteiro. No encontro, o ministro reiterou o compromisso do MDIC em trabalhar para garantir a retomada do crescimento do setor. "Nesse sentido, eu gostaria de, mais uma vez, ressaltar a importância do Plano Nacional de Exportações, que vai nos garantir um acesso maior às demandas externas, colaborando para a manutenção da atividade industrial nesse momento de retração do consumo doméstico", disse. 

Notícias relacionadas