menu

Brasil

12/05/2014


Audiência trata da PEC que acaba com taxação

Rio Grande do Norte

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou ontem de debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 555/06) que extingue a contribuição previdenciária cobrada de aposentados e pensionistas do serviço público. “Trata-se de uma cobrança que viola um direito adquirido de quem já contribuiu para a Previdência para ter direito ao benefício da aposentadoria e, no entanto, continua sendo taxado sem que novo benefício seja revertido”, reconheceu o deputado potiguar.

A audiência pública, proposta pelo deputado Ezequiel Ferreira, foi realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e, além do deputado Henrique Alves, reuniu representantes de sindicatos, associações, federações e confederações de servidores públicos, aposentados e pensionistas de todo o Brasil e do ministério da Previdência Social.

Os líderes dos movimentos que cobram o fim da taxação pediram ao presidente da Câmara a votação imediata da PEC, mas Henrique Alves ponderou que, antes de marcar a data de votação, seria melhor e mais prudente retomar as negociações com o governo federal para evitar a falta de quorum em plenário no dia da apreciação da matéria, a exemplo do que já ocorreu outros assuntos polêmicos.

O presidente da Câmara marcou para a próxima quarta-feira (13), em Brasília, novo encontro com os líderes do movimento e representantes dos ministérios da Previdência, Fazenda e Casa Civil para que prevaleça o diálogo e a contribuição possa ser extinta gradativamente conforme a proposta em tramitação. 

(Tribuna do Norte)

Notícias relacionadas