menu

Brasil

17/06/2014


Bélgica estreia contra Argélia e começa a colocar à prova geração badalada

Jogos

A Copa do Mundo 2014 já teve vingança holandesa, zebra costarriquenha e até gafe na hora dos hinos francês e hondurenho. Chegou, então, a hora de uma das principais candidatas a surpresa da competição entrar em campo. Nesta terça-feira, a Bélgica estreia sua promissora geração diante da Argélia. O jogo será às 13h, em Belo Horizonte.

De volta ao Mundial após oito anos, os belgas passaram invictos nas eliminatórias europeias em uma chave que contava também com as perigosas Croácia e Sérvia. Agora em um grupo H relativamente fácil, que tem, além dos argelinos, Coreia do Sul e Rússia, a turma de Thibaut Courtois, Vincent Kompany, Kevin De Bruyne, Eden Hazard e Romelu Lukaku foi colocada no patamar de favorita.

“Nosso objetivo é avançar, passar dessa fase de grupos. E depois vamos ver”, falou o meia Alex Witsel, que não se importa com o rótulo “ótima geração belga”. “Não é pressão isso. Nosso time é jovem, mas preparado”, disse.

Já a Argélia chega como azarão e não esconde isso de ninguém. Ciente de que tem em mãos uma equipe pequena, o técnico Vahid Halilhodzic tratou de lançar mão de discursos motivacionais. Qualquer coisa que possa ajudar seus atletas.

“A Bélgica é favorita, mas os favoritos não ganham sempre. Obama já disse uma vez ‘Yes, we can’. Por que não usar a mesma estratégia?”, falou Halilhodzic, relembrando slogan do presidente dos Estados Unidos na época de sua candidatura.

A seleção belga participa da Copa do Mundo pela 12ª vez na história. A melhor colocação foi o quarto lugar de 1986. A Argélia, por outro lado, está no Mundial pela quarta vez e sonha em passar da fase de grupos pela primeira.

Escalações

Kevin De Bruyne e Divock Origi preocuparam o técnico Marc Wilmots com problemas em seus tornozelos ao longo da última semana e não foram confirmados para o duelo. O mesmo vale para Romelu Lukaku, mas o atacante está totalmente recuperado e deve ir para o jogo. Do mais, força máxima entre os belgas.

Pelo lado da Argélia, o meia Hassan Yedba é a dor de cabeça para Halilhodzic. Assim como os jogadores rivais, ele sofre com o tornozelo e ainda é dúvida. Já o restante do elenco está em plenas condições de atuar.

Retrospecto

As duas seleções nunca se enfrentaram em Copas do Mundo. E ao longo da história foram somente dois duelos, ambos amistosos: em 2002, em Bruxelas, empate por 0 a 0. No ano seguinte, em Annaba, a Bélgica venceu a Argélia fora de casa por 3 a 1.

FICHA TÉCNICA – BÉLGICA X ARGÉLIA

Data: 17 de junho de 2014 (terça-feira
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Marco Rodriguez (México)
Auxiliares: Marin Torrentera e Marcos Quintero (ambos do México)

BÉLGICA: Thibaut Courtois; Toby Alderweireld, Vincent Kompany, Thomas Vermaelen e Jan Vertonghen; Axel Witsel, Marouane Fellaini e Kevin De Bruyne; Kevin Mirallas, Eden Hazard e Romelu Lukaku
Técnico: Marc Wilmots

ARGÉLIA: Rais M’Bolhi; Aissa Mandi, Essaid Belkalem, Madjid Bougherra e Faouzi Ghoulam; Saphir Taider, Hassan Yebda, Sofiane Feghouli, Yacine Brahimi e Hillel Soudani; Islam Slimani
Técnic: Vahid Halilhodzic

(do iG)

Notícias relacionadas