menu

28/07/2019


Blog de WS expõe alta expectativa sobre Reunião de Governadores do Nordeste diante de Bolsonaro

O blog do analista politico Walter Santos traz nova postagem analisando a importante reunião dos governadores do Nordeste nesta segunda-feira, em Salvador, definindo estratégias de futuro para os 9 estados ainda diante das agressões do presidente Jair Bolsonaro.
Eis o texto completo, a seguir:

Fórum dos Governadores do Nordeste abriga alta expectativa sobre futuro das relações com Bolsonaro

Ao longo dos últimos anos, os governadores do Nordeste consolidaram uma politica de unidade e de consenso em torno das prioridades dos 9 estados e do Estado Democrático de Direito defendendo arduamente a Democracia como bem indispensável, a ponto de conquistar status tão forte que fez a Sudene inexistir politicamente, como existira anos atrás.

O Fórum dos Governadores atrai para si, a partir desta segunda-feira, 29, em Salvador, todas as atenções politicas porque é deste encontro que o Brasil saberá como o conjunto dos lideres nordestinos se posicionará de agora em diante da truculência do presidente Jair Bolsonaro.

SABEDORIA E FIRMEZA, O DESAFIO

Está na cara que o Fórum cumpre papel importante na defesa de prerrogativas dos governadores e certamente deverá expor com mais clareza um posicionamento solidário, portanto, firme na perspectiva de blindar meios que preservem o conjunto de efeitos de possíveis novos ataques.

Como se tratam de governantes experientes, será fundamental a firmeza de posição sem necessariamente abrigar uma politica de enfrentamento em nivel baixo, como insinua o presidente.

Não será novidade, por exemplo, que o Fórum radicalize na construção de um maior diálogo e pacto com o Congresso Nacional, por onde por lá repousam diversas matérias de alta importância para os Estados, bem como precisem recorrer às instâncias jurídicas de força constitucional para barrar os retrocessos defendidos e postos em prática por Bolsonaro.

CONSÓRCIO É A SAÍDA

Em tempos de escassez e má educação nas relações institucionais, eis que o Consórcio Nordeste criando pelo Fórum se transformou em base de salvação para muitos problemas nos estados porque, com amparo legal, podem e devem resolver muita coisa.

A começar pelo barateamento dos valores dos serviços a serem adquiridos por preços muito mais em conta, além da agilidade processual.

CONCLUSÃO

Em síntese, os governadores continuam fazendo história com a coerência, capacidade e senso politico firme em defesa dos bons constumes e de resultados cobrados pela sociedade do Nordeste, cansada das agressões da elite segregadora beirando o fascismo.

Notícias relacionadas