menu

06/07/2019


Blog de WS expõe nova estratégia dos governadores do NE na Previdência

Em novo texto em seu Blog, Walter Santos expõe a nova tática dos governadores do Nordestenpara compensar a exclusão da Reforma Previdenciária.

Eis a análise:

A nova tática dos governadores do Nordeste para encarar e resolver a exclusão na Reforma da Previdência

EXCLUSIVO – A semana finda termina com a consolidação concreta da ausência dos Estados e Munícipios da Reforma da Previdência aprovada na CCJ da Câmara Federal. É preciso reconhecer que esta realidade é fruto da dissonância entre o Governo Bolsonaro e a representação dos lideres estaduais/municipais por incompatibilidades. O governador do Piaui, Wellington Dias, antecipou ao Blog alguns objetivos.

A realidade posta exige que busquemos entender o papel muito importante dos governadores do Nordeste, sempre em unidade, defendendo pontos comuns em busca de uma equação na Previdência capaz de não punir os setores mais vulneráveis, implodindo a capitalização defendida por Paulo Guedes, mas garantindo fontes de receitas futuras reais e possiveis em debate/construção no Congresso Nacional.

SEM RECURSOS NADA ANDA

Em diálogo com o Blog, o governador Wellington Dias deixou escapar que agora o conjunto dos governadores passa a centrar foco na defesa de que as novas receitas previstas, ou seja, do Petróleo, bônus de assinatura, óleo excedente/fundo social e Royalties), Securitização da Dívida Ativa e reequilíbrio do FPE, seja vinculado à cobertura do déficit da Previdência e investimentos.

Esta é a estratégia bem definida para fazer frente ao futuro previdenciário de cada unidade estadual precisando cada uma fazer seu dever de casa de readequações e enquadramento dos déficits que passam a ser resolvidos com os novos recursos listados.

Os governadores do Nordeste se mantêm na vanguarda da conjuntura nacional.

Notícias relacionadas