09/06/2017

JBS desaba com nova operação da PF e aumento do cerco do governo

JBS desaba com nova operação da PF e aumento do cerco do governo

São Paulo — As ações da JBS caem nesta sexta-feira, depois que a Polícia Federal deflagrou uma operação contra as companhias dos irmãos Batista. Por volta das 12h15, os papéis recuavam 5,5%, negociados a 7,07 reais cada um. No mesmo horário, o Ibovespa caía 0,36%, na casa dos 62 mil pontos.

A operação, batizada de Tendão de Aquiles, foi realizada em colaboração com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e visa apurar se os donos da J&F obtiveram lucros com a compra de dólares e a venda de ações logo após a divulgação de detalhes da delação premiada de Joesley Batista. Atualmente, há 13 processos e inquéritos contra a JBS na CVM.

A busca ocorreu, em especial, na sala da Tesouraria, onde funcionários fazem monitoramento de ações e dólar.

Relembre

No último dia 18 de maio, foi divulgado o conteúdo de um diálogo gravado entre Joesley e Michel Temer. Na conversa, o dono do frigorífico fala sobre o pagamento de propina ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

A notícia eclodiu uma crise política e balançou o mercado. No dia seguinte, as ações da JBS caíram mais de 25% e o dólar disparou 8%.

Em depoimento à Justiça, Joesley acusou diversos políticos de recebimento de propina e documentou a entrega de R$ 500 mil em uma mala ao deputado Rocha Loures, preso posteriormente.

Reação

De acordo com o jornal O Globo, o governo articula uma forte reação contra o frigorífico dos Batista. A orientação do Planalto seria atuar na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que analisa a conduta da empresa na compra de dólares e ações, na cobrança de dívidas do INSS e na revisão dos negócios com o BNDES, que tem uma participação na companhia. Além disso, bancos públicos suspenderam novos empréstimos para o grupo J&F, da qual a JBS faz parte.

Nesta semana, a J&F se reuniu com os principais credores para garantir a liquidez da companhia. Segundo a Bloomberg, a empresa se comprometeu a acelerar a venda de ativos e utilizar os papéis da empresa como colateral em empréstimos. As fontes da reportagem, no entanto, não especificaram quais ativos serão colocados à venda.

Exame

comentários