menu

Pernambuco

28/04/2017


#BrasilEmGreve: Aeroporto dos Guararapes opera normalmente

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no Recife, opera normalmente nesta sexta-feira, apesar do dia de greve geral contra as reformas trabalhistas e da Previdência. De acordo com a Infraero, até o momento os check ins e os voos estão partindo e chegando sem problemas, como atrasos ou cancelamentos.

Uma manifestação realizada no início da manhã fechou as vias de acesso ao aeroporto. A Polícia Militar foi acionada e liberou as pistas. Segundo a Infraero, profissionais das empresas realizam plantões especiais ao longo do dia para garantir o serviço.
Comunicado feito pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil sa CUT (Fentac) ao Diario de Pernambuco, acrescenta que cerca de 6,5 mil profissionais aeroviários e aeroportuários que trabalham no aeroporto, foram convocados a aderir à greve geral desta sexta-feira. Os aeroviários são funcionários das empresas aéreas que trabalham em solo, como despachantes de voo, checking, auxiliares de serviços gerais e mecânicos de pista. Aeroportuários são funcionários da Infraero.

Devido a decisão do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), o movimento foi impactado, cabendo agora a cada empresa organizar seu funcionamento interno. Segundo Erivaldo Dutra, diretor da Sindicato Nacional de Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac), é importante que o trabalhador se conscientize, porque a reforma trabalhista aprovada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira à noite (26) retira todos os direitos conquistados no passado, com muita luta. Ele lembrou que os profissionais trabalham em áreas de risco, desgastam-se muito emocionalmente e fisicamente e não podem aceitar retrocessos. Erivaldo afirmou que o sindicato estará no aeroporto a partir das 6h nesta sexta-feira. "Os trabalhadores precisam se conscientizar porque, se essa reforma for aprovada, não tem mais volta".

O publicitário Bruno Dias, que mora em Boa Viagem e tinha um voo agendado para Fortaleza às 10h, garante que chegou no aeroporto dentro do tempo normal. "Acordei às 5h, fiquei acompanhando as notícias e até pensei em ir à rodoviária para comprar uma passagem e garantir a viagem, mas não precisou. Nem o táxi demorou para chegar", afirma. Apesar da tranquilidade, foram registradoa alguns atrasos de até 20 minutos em alguns voos, principalmente naqueles que partiam de aeroportos onde houve protestos no início da manhã, mas fora isso, os embarques estão ocorrendo com traquilidade.

Notícias relacionadas