menu

Brasil

04/12/2015


Caderno especial destaca papel da internet no atual cenário internacional

Na Revista NORDESTE

Já está disponível a versão online da edição 108 da NORDESTE, que apresenta um caderno especial sobre o 10º Fórum de Governança da Internet (IGF), realizado em novembro, na cidade de João Pessoa. Democracia, expansão no número de usuários conectados e como a internet pode contribuir para a superaração da crise econômica são alguns dos temas tratados neste especial. 

Além do resumo dos principais assuntos tratatos durante a programação, você pode ler entrevistas exclusivas com o secretário-executivo do Comitê Gestor da Internet (CGI) no Brasil, Hartmut Glaise; o Secretário-geral assistente da ONU para o Desenvolvimento Econômico, Lenni Montiel; com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; o ministro das Comunicações, André Figueiredo; e outros nomes de peso que estiveram presentes no IGF. 

Confira um trecho:

Foram mais de 3 mil participantes de 116 países. No total, 1.338 pessoas trabalharam no evento, entre funcionários e voluntários nacionais. Um total de 174 jornalistas e outros comunicadores cobriram o evento. No Fórum estiveram estrelas como um dos criadores da internet, Vint Cerf, atual segundo homem da Google, e o vice-presidente da multinacional Cisco, Robert Pepper (confira entrevista nas páginas azuis). Também o secretário-geral assistente da ONU para o Desenvolvimento Econômico, Lenni Montiel. A presidenta Dilma Rousseff (PT), foi representada pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo (PDT), mas fez uma saudação virtual na abertura do evento.

As discussões giraram em torno de políticas públicas “digitais” e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da chamada Agenda 2030. Estiveram em pauta ainda o desafio de como conectar mais um bilhão de pessoas à internet nos próximos anos, tanto a questão prática desse desafio, com a mudança do IPv4 (endereços da internet), quanto questões econômicas e de democratização de acesso.

Outros temas também foram abordados, entre eles questões que envolvem a internet e o terrorismo, a segurança na rede de computadores, acossada com roubo de dados cadastrais e senhas, spams, vírus e malwars. E o que fazer com as contas da internet após o falecimento.
 
 

Acesse a edição 108 da NORDESTE e leia o caderno na íntegra
Revista NORDESTE pode ser acessada gratuitamente em smartphones e tablets

Notícias relacionadas