menu

Rio Grande do Norte

31/05/2016


Caicó será abastecida emergencialmente pelo açude Itans

Por conta da recente baixa no volume de água do rio Piranhas/Açu, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) teve que interromper, no último domingo (29), o fornecimento de água em quatro municípios da região Seridó do Estado (Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas). A Caern, no entanto, está colocando em operação, nesta terça-feira (31), um sistema alternativo de abastecimento para a cidade de Caicó e, até sexta-feira (3), a situação deve ser normalizada nas outras três cidades.

Caicó receberá águas do Açude Itans, que está com 5,7% de sua capacidade, volume suficiente para 60 dias de abastecimento. Segundo explica a gerente da Regional de Caicó, Rosy Gurgel, o manancial é mantido apenas como reserva técnica, quando a Adutora Manoel Torres (que bombeia água para as referidas cidades) está funcionando. Agora, Caicó vai contar com uma vazão de 300 metros cúbicos de água por hora, tirada do Itans, sendo mantido o mesmo sistema de rodízio que vinha sendo praticado nos últimos meses.

Para uma solução no abastecimento pela adutora, atendendo também as outras cidades, a Caern já solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA), através do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), o aumento da vazão no açude Curema, no município de Coremas-PB, para liberar água a fim de aumentar o volume do rio Piranhas. O pedido foi atendido e a água deve chegar ao destino até quinta-feira (2).

Somente com a chegada da água, será possível assegurar a retomada do abastecimento. Quando a Adutora Manoel Torres voltar a funcionar, o que está previsto para esta sexta-feira (3), o sistema do Açude Itans será desligado e o manancial volta a se tornar uma reserva técnica para necessidades eventuais.

Diário Potiguar, com informações da Assessoria de Comunicação Social da Caern

Notícias relacionadas