menu

Maranhão

25/02/2016


Cais de São José de Ribamar recebe investimento para revitalização

Antiga demanda da população de São José de Ribamar, o cais da cidade passará por processo de revitalização e urbanização para oferecer mais segurança e impulsionar o turismo local. O governador Flávio Dino, o prefeito do município, Gil Cutrim, e o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, assinaram ordem de serviço para início das obras nesta quarta-feira (24), em solenidade no Palácio dos Leões.

Orçada em quase R$ 2 milhões e com prazo inicial de entrega em quatro meses, as obras de revitalização e urbanização contemplam melhorias na área do entorno, ponte e píer do cais. Inclui, também, a restauração da iluminação, pavimentação e recuperação estrutural, construção de uma área de passeio público com praça, arborização, ciclovias e academia ao ar livre. Além disso, está prevista a instalação de um posto policial.

Em seu discurso, o governador Flávio Dino destacou o papel da Emap como ferramenta de ativação de cadeias produtivas e receitas portuárias que possibilitam investimentos como os da requalificação do Cais de São José de Ribamar. “Essa iniciativa mostra que o Porto do Itaqui, hoje, é autenticamente uma ferramenta de desenvolvimento do nosso Estado. Essas obras se transformam em geração de emprego e renda e oportunidades para milhares de pessoas, inclusive municípios próximos”, explicou.

Flávio Dino enfatizou também que o Porto do Itaqui foi o que mais cresceu no Brasil em 2015, e já figura como o 5º maior do Brasil. Para ele, esse tipo de resultado, além de alavancar a economia maranhense, possibilita investimentos em outros terminais.

O governador revelou que será anunciada a continuidade e novos investimentos em terminais que operam o ferryboat, tanto do lado da Ponta da Espera quanto do Cujupe. “Nos próximos anos serão quase R$ 300 milhões oriundos das atividades portuárias e que consolidam o Porto Itaqui como ferramenta de desenvolvimento do Maranhão”, destacou Dino.
Turismo e desenvolvimento

Para o presidente da Emap, a requalificação do Cais de São José de Ribamar fomentará, ainda mais, a vocação turística do município, além de permitir uma melhor estrutura para que embarcações de pequeno e médio porte possam impulsionar o desenvolvimento econômico e o transporte da população. “Chegamos a um modelo ideal que irá garantir segurança e lazer para a população e para os visitantes de São José de Ribamar”, afirmou.

O prefeito de Ribamar, Gil Cutrim, destacou que a requalificação é uma antiga demanda da população do município que o Governo do Estado atendeu. “Com a obra, o cais estará preparado para atender as pequenas embarcações da região e fomentará o turismo local. Além disso, as melhorias impactarão todo o entorno, garantindo assim, mais qualidade de vida para a população”, disse.

Notícias relacionadas