menu

Brasil

25/11/2013


Campina Grande sedia fórum sobre políticas de desenvolvimento territorial

PARAÍBA

O VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial: ruralidade, diversidade e políticas diferenciadas será iniciado hoje (segunda, 25), em Campina Grande, no Garden Hotel. A abertura acontece às 19h com a palestra “A concepção contemporânea de ruralidade e os desafios para as políticas públicas”, proferida pela embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes Rangel. Em seguida, será lançado o estudo “Concepções da Ruralidade Contemporânea: as singularidades brasileiras, Volume 21 da Série DRS”. O evento prossegue até a próxima quarta-feira (27).

O fórum tem como meta propor uma análise das mudanças que estão ocorrendo nos conceitos de tipologias territoriais e suas contribuições para a elaboração de políticas públicas em contextos locais e internacionais a partir dos resultados do projeto “Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas”.

Entre os públicos-alvo do evento estão atores sociais e representantes das organizações territoriais, agentes de desenvolvimento, gestores públicos, movimentos sociais, representantes de organizações não-governamentais, sociedade civil, academia, instituições de promoção e apoio ao desenvolvimento local e organismos internacionais.

Na agenda do evento estão previstos painéis, mesas-redondas e debates que vão discutir o aperfeiçoamento de políticas públicas, estratégias de fortalecimento dos territórios e os desafios das políticas para a agricultura familiar e de combate à pobreza rural, entre outros. Tanto na terça-feira (26) quanto na quarta-feira (27), as atividades começam às 9h e se estendem durante todo o dia.

O Sebrae é um dos parceiros do VIII Fórum. Além dele, o evento conta com a organização do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável – Fórum DRS, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fundação Banco do Brasil (FBB) e os Governos dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará.

“As discussões sobre desenvolvimento territorial estão sendo redimensionadas, contribuindo para a montagem de novas estratégias de trabalho. Isso é muito bom”, declarou a analista do Sebrae em Campina Grande e gestora do Programa Território da Cidadania Borborema, Andréa Menezes Sousa.

Serviço
O quê – VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial
Onde – Garden Hotel Campina Grande. End: Rua Eng. José Bezerra, 400 – Mirante.
Quando – 25 a 27 de novembro de 2013
Informações – www.iicaforumdrs.org.br

 

Assessoria

Notícias relacionadas