menu

Sergipe

15/01/2016


Capacitação dos docentes aprovados no e-Tec acontece nesta sexta

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realiza na próxima sexta-feira, 15, a capacitação destinada aos docentes aprovados nos editais n° 17/2015 e 19/2015 para o curso de Educação a Distância (EaD) do e-Tec Brasil. O Encontro será das 9h às 12h, no Auditório Profª Hermínia Caldas, na sede da Seed. Participarão os candidatos que foram selecionados no processo seletivo simplificado para atuarem como coordenador de polo, professor, tutor presencial e a distância. Vale lembrar que, no caso específico dos docentes, deverão comparecer apenas os que foram aprovados para ministrar disciplina no Módulo I, conforme opção do candidato no momento da inscrição.

De acordo com o técnico do Serviço de Educação Profissional (Sepro), Ronaldo Linhares, durante a reunião haverá apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que os docentes irão trabalhar, metodologia e aspectos administrativos.

“Devemos apresentar o programa, as funções dos colaboradores; apresentar a documentação necessária para a contratação como bolsista pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Além disso, devemos apresentar a agenda de início dos cursos, dar orientações sobre a matrícula e sobre a proposta pedagógica, além de esclarecer as principais dúvidas”, explica Linhares.

Início das aulas e matrícula dos alunos

As aulas presenciais e as matrículas terão início no dia 23 de janeiro, das 8h às 12h, e no segundo turno das 14h às 17h, nos polos onde os alunos fizeram as inscrições. Os cursos serão oferecidos na modalidade EaD, com encontros presenciais obrigatórios aos sábados, e as tutorias serão durante a semana.

As turmas contarão com número mínimo de 35 alunos. No ato da matrícula, o estudante deve, obrigatoriamente, apresentar os documentos originais e a cópia: histórico de conclusão do ensino médio ou certificado de exames supletivos do ensino médio; certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade; documento de quitação com o serviço militar [para os candidatos do sexo masculino e maiores de 18 anos]; título de eleitor com comprovante de quitação eleitoral do último pleito, caso seja maior de 18 anos; uma foto 3×4 recente; Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de endereço residencial.

e-Tec Brasil

O e-Tec Brasil, em sua terceira edição em Sergipe, disponibiliza cursos técnicos em: Administração, Marketing, Agente Comunitário de Saúde, Informática e Hospedagem. Os cursos são destinados às pessoas que já tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Para Linhares, os cursos contribuem para inserir os jovens no mercado de trabalho com formação melhor, mais adequada e atualizada. O e-Tec oferece opções para quem ainda não cursou uma universidade e está desempregado ou insatisfeito com o atual emprego.

“Por ser à distância, o curso procura atender a um universo maior, considera o tempo disponível e a capacidade autônoma de cada um no processo de aprendizagem e na responsabilidade com sua formação e aperfeiçoamento profissional e pessoal”, relatou o técnico do Sepro.

Linhares ressalta também que o curso é indicado para aqueles que já estão empregados e precisam de um certificado técnico para acrescentar em seu campo de atuação. O e-Tec atende não somente jovens, como também às pessoas de todas idades que queiram alcançar esses objetivos.

Os educadores aprovados irão atuar nos polos localizados em Aracaju, Boquim, Lagarto, Poço Verde, Maruim, Ribeirópolis, Carmópolis, Japaratuba, Nossa Senhora da Glória, Neópolis, Capela e Poço Redondo. 

Notícias relacionadas