menu

Pernambuco

28/01/2016


Carnaval do Recife terá Expresso Folia e convênio para mais táxis

Não há estacionamento para todo mundo nos principais polos de folia do Recife e, para evitar estresse, o conselho que é dado todo ano é de não ir de carro. Para isso, haverá ônibus do Expresso Folia saindo de cinco shoppings da cidade. Um convênio foi com sete municípios para que os veículos possam circular na capital, aumentando a frota. As ações de mobilidade foram divulgadas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) na tarde desta quarta-feira (27).

O Convênio Táxi Metropolitano foi firmado mais uma vez. Assim, táxis de outros municípios do Grande Recife poderão pegar passageiros na cidade, aumentando a oferta de pouco mais de 6 mil para 9 mil veículos. As cidades que participam do acordo são: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Paulista, Abreu e Lima e Itapissuma. Taxistas são alvo de muitas reclamações de passageiros durante o Carnaval; quem passar por constrangimento deve fazer uma denúncia à CTTU, pelo 0800.081.1078.

O Expresso Folia começará no Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira. O ônibus sairá dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, a partir das 7h, deixando os recifenses nas ruas do entorno do percurso do bloco. O preço será R$ 7 para ida e volta.

À noite, saindo dos mesmos shoppings e com o mesmo valor, o transporte será para o Bairro do Recife, onde há programação nos palcos e agremiações nas ruas. Os ônibus estarão disponíveis no sábado das 18h às 5h e nos outros dias das 15h às 5h. Quem pegar o coletivo no Plaza, no Tacaruna e no Boa Vista vai embarcar e desembarcar na Avenida Cais do Apolo. A parada dos passageiros que estiverem nos outros shoppings será na Rua Madre de Deus.

Para o Baile Municipal, que é neste sábado (30), quatro ônibus do transporte complementar vão levar os foliões que estacionarem no Shopping Tacaruna. O serviço ficará disponível das 20h do sábado até as 5h15 do domingo. A tarifa do ônibus será equivalente ao anel A.

INTERDIÇÕES E ESTACIONAMENTOS – O tráfego em todas as ruas do Recife Antigo, com exceção da Avenida Cais do Apolo, será bloqueado a partir das 14h da sexta-feira (5), dia de abertura oficial do Carnaval. No Cais do Apolo, os estacionamentos da sede da prefeitura, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Federal (TRF) serão disponibilizados entre a sexta e a Terça-feira Gorda (9). Serão 1,5 mil vagas para carros e 300 para motos e bicicletas. Os espaços poderão ser usados das 12h às 4h no domingo, na segunda e na terça; no sábado, o horário é das 18h às 4h.

A Ponte Duarte Coelho será fechada antes, na quarta-feira (3), para a montagem do Galo. A ponte só será reaberta às 14h da Quarta-feira de Cinzas (10), após a retirada da estrutura. Cento e vinte agentes e 120 orientadores de trânsito vão participar das ações no Carnaval. 

Notícias relacionadas