menu

Brasil

13/11/2015


Carta de recomendação do Fórum deve municiar Assembleia Geral da ONU

IGF em João Pessoa

A 10ª edição do Fórum de Governança da Internet (IGF), evento organizado pelas Nações Unidas que está acontecendo Centro de Convenções de João Pessoa, será encerrada nesta sexta-feira (13), em cerimônia marcada para as 17h. Na ocasião, será apresentada uma carta de recomendação do Fórum que deverá municiar a Assembleia Geral da ONU.

O professor Claudio Furtado, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), explica que nos fóruns de governança da internet a edição gera uma carta de recomendação que será discutida com mais profundidade na Assembleia Geral da ONU, que acontece em dezembro deste ano. “Esta carta deve municiar futuras discussões da ONU. Faz-se uma carta com recomendações gerais e deixam-se assuntos polêmicos para maior discussão”, esclareceu.

Na cerimônia de abertura, na terça-feira (10) o ministro de Comunicações do Brasil, André Figueiredo, ressaltou que vai propor a continuidade do evento, já que esse seria o último fórum do IGF previsto pela ONU. O professor Furtado explica que há dez anos, quando o então secretário geral da ONU, Kofi Annan, criou o Fórum, previam-se cinco edições. Pela contemporaneidade do tema, propôs-se mais cinco edições. Pela importância das discussões, a ideia é que o evento torne-se permanente e esta decisão será tomada em dezembro, na Assembleia Geral.

Mais sobre o IGF – O IGF fornece uma plataforma de diálogo e intercâmbio de pontos de vista multissetorial, imparcial e independente, e de compartilhamento de conhecimentos e melhores práticas sobre políticas relativas à Internet. É um fórum aberto a todas as pessoas com interesse em questões de governança da Internet.

O Fórum da ONU fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores envolvidos na governança da Internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados à governança da Internet.

Todas as informações, incluindo links para a programação e outros dados, em http://nacoesunidas.org/tema/igf2015; Acesse também o site oficial do evento: www.intgovforum.org.

Redacão com  Secom

Notícias relacionadas