menu

Brasil

10/04/2014


Cartaxo confirma que definição do PT sai sábado

Paraíba

Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito Luciano Cartaxo assinou a ordem de serviço para início obras de revitalização da Lagoa do Parque Solon de Lucena. As obras pretendem não apenas fazer intervenções paisagísticas, mas também melhorar a funcionalidade do local. Graças às intervenções, a expectativa é que já em 2014 ocorram menos alagamentos no anel interno e que quando a obra for concluída, esse problema seja sanado definitivamente. O investimento no local ultrapassa a casa do R$ 30 milhões.

“É preciso tratar a água da Lagoa. Estamos fazendo esse investimento para que ela não transborde e a água seja cristalina, evitando problemas de saúde pública. Também estamos fazendo um investimento para que tenhamos um modelo de obras que não crie um problema de mobilidade no Centro da cidade”, garante. Cartaxo explicou que para isso, será construída uma nova parede de contenção para aumentar a resistência contra as águas das chuvas e um cinturão de proteção sanitária para interceptar possíveis lançamentos de esgotos clandestinos. Com isso, a Lagoa passará a receber apenas água das chuvas.

O prefeito reclamou que há praticamente 100 anos, nenhuma intervenção definitiva foi feita no local e que é preciso parar com as ações paliativas para devolver a Lagoa definitivamente a condição de parque. “Teremos um projeto paisagístico belíssimo, do qual as famílias vão poder usufruir. Vai ser um espaço de convivência na nossa cidade e para isso é necessário tratar a Lagoa com o devido respeito e carinho”, defende. O local também terá uma iluminação diferenciada para valorizar o espaço.

As intervenções incluem um desassoreamento que vai acrescentar três metros de profundidade a lagoa. Segundo Cartaxo, o transbordamento da Lagoa nos períodos de chuva provocava problemas inclusive de saúde pública, já que muita gente era obrigada a ter contato com água suja quando descia dos ônibus. O projeto da Lagoa inclui também a instalação do BRT.

A segunda etapa começa paralelamente a primeira. O passo inicial é a retirada de resíduos sólidos alojados no fundo. O material removido neste processo será reaproveitado na revitalização do antigo lixão do Roger. Em 90 dias deve ocorrer o início das obras do projeto paisagístico a previsão é que tudo fique pronto em um ano e meio.

Segunda etapa – Após a conclusão da primeira etapa do projeto, será desenvolvido o plano de urbanização da Lagoa. Nesta segunda etapa, a Lagoa será transformada em um parque com opções de esporte, lazer, cultura e artes. O objetivo é transformar o espaço em uma opção de entretenimento para melhorar a qualidade de vida da população. Tudo isso com iluminação e segurança de alto padrão.

Encontro do PT – O prefeito falou ainda rapidamente sobre o encontro do PT, que ocorre no próximo sábado e que deve decidir o rumo que o partido deve tomar nas eleições deste ano, se mantém a pré-candidatura de Nadja Palitot ao governo do Estado, ou se anuncia apoio ao ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego. Cartaxo que de hoje até sábado o debate com as diversas correntes internas do PT deve se intensificar. "A expectativa é reunir a militância e os delegados, fazer uma avaliação e tomar uma decisão que represente o sentimento do partido como um todo. A expectativa é que a gente possa ter essa definição no próximo sábado".

WSCOM Online

Notícias relacionadas