menu

09/06/2019


CGE do Piauí lidera grupo de trabalho para padronizar atuação de controle interno no país

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) vai liderar um grupo de trabalho formado por diversos órgãos de controle interno do Brasil. O objetivo é padronizar a atuação dos profissionais em todo o país. O GT foi criado durante a 31ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), na quinta-feira e sexta-feira, dias 06 e 07 de junho, no Rio de Janeiro.

O controlador-geral do Estado, Márcio Souza, participou do evento e explicou que o grupo contará com representantes da Controladoria-Geral da União, Controladorias dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rondônia, além da Controladoria do Município de São Paulo.

“Trata-se de um dos objetivos estratégicos definidos em plenário pelo conselho e tem muita afinidade com iniciativas que já realizamos no Piauí com definição de perfil, conhecimentos e habilidades essenciais aos profissionais de controle interno, a exemplo do curso de formação de controladores internos, por meio do qual capacitamos e certificamos profissionais para atuarem na área”, afirmou o controlador-geral.

Ele explicou que a padronização da atuação dos profissionais de controle interno no Brasil envolverá definição de metodologias, capacitação e certificação.

A padronização dessas ações está alinhada às diretrizes de atuação do Conaci, que busca a efetividade nas ações de controle. Este foi o tema da reunião técnica realizada no Rio de Janeiro. Durante os dois dias, representantes das controladorias do país estiveram reunidos para discutir assuntos a fim de contribuir com o desenvolvimento das áreas de controle no Brasil, como ações em conjunto para o fomento à integridade, fortalecimento da democracia e efetividade no controle.

A expectativa é que o Conaci atue junto às controladorias, produzindo, assim, resultados profícuos para sociedade brasileira.

Notícias relacionadas