menu

Brasil

06/03/2015


Chanceleres da Unasul reúnem-se na Venezuela para avaliar crise política

Os chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) iniciam hoje (6) uma visita à Venezuela. O objetivo da comissão de representantes do Brasil, Equador e da Colômbia é discutir a situação política do país vizinho. O Brasil será representado pelo chanceler Mauro Vieira.

A viagem dos chanceleres foi anunciada há duas semanas pelo secretário-geral da organização, Ernesto Samper. A visita é motivada pelo clima de tensão envolvendo governo e oposição venezuelanos. Logo após a definição da viagem, um estudante de 14 anos foi morto a tiros por um policial, durante manifestação, em 24 de fevereiro, contra o governo de Nicolás Maduro.

Depois da morte do estudante, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, manifestou preocupação com os incidentes no país e apoiou os esforços da Unasul para reiniciar os diálogos inciados no ano passado.

Em 2014, uma comissão de chanceleres da organização havia visitado a Venezuela. O governo brasileiro também se pronunciou sobre os recentes acontecimentos, pedindo que os atores políticos venezuelanos e forças sociais do país contribuam com essa tentativa de diálogo.

Notícias relacionadas