menu

Ceará

08/01/2016


Chuva anima agricultores, mas meteorologia alerta para inverno irregular

As chuvas deste início do ano animaram os agricultores, embora a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) alerte que as perspectivas são de um inverno mais uma vez irregular. Na avaliação do presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado do Ceará (Fetraece), Luis Carlos Lima só a possibilidade de aumentar o volume de água nos reservatórios, a situação já melhoraria muito. "Considerando as várias as várias alternativas de políticas de convivência com o semi árido implementadas nos último tempos quando chove em condições de melhorar o volume de recursos hídricos nos reservatórios já ajuda bastante".

Para Luis Carlos é mais fácil resolver o problema da renda quando há água pelo menos para o abastecimento humano e animal. "São muitas cisternas construídas que acumulam a água e isso facilita, de forma que é mais fácil se resolver o problema da própria da alimentação, muitas vezes da própria renda, por falta da produção. O que é mais difícil é a água para o consumo humano e animal. Então mesmo com um inverno irregular a nossa grande expectativa é que pelo menos a chuva venha a suprir os reservatórios".

Segundo o presidente da Fetraece, a orientação da entidade é que todos os agricultores venham a derir ao programa Garantia Safra, principalmente com a previsões dos estudos e dados da Funceme, que poderá ter em determinadas regiões do estado uma melhor situação e outras em situação mais crítica. situação. "É importante que todos os municípios e todos os agricultores possam aderir ao Garantia Safra, principalmente considerando os municípios que podem não atingir o percentual de produção superior a 50%, para garantir que em caso de sinistro os trabalhadores rurais possam ser beneficiados". 

Notícias relacionadas