menu

Paraíba

06/08/2015


Comunidades de JP substituem o R$ por moeda própria e geram negócios; entenda

Os moradores da comunidade São Rafael substituíram o Real pelo uso de uma moeda própria. É a “Orquídea”, que é adquirida através de Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico, entidade criada pela população e que passou a funcionar no bairro, com extremo sucesso. A moeda circula em empreendimentos locais e passa de mão em mão por moradores em uma iniciativa que se tornou comum em várias partes do Nordeste, como incentivo ao consumo local.


A iniciativa surgiu a partir dos próprios moradores, e foi idealizada através do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Extensão, e Ensino em Economia Solidária e Educação Popular (Nuplar) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).


Outra comunidade que aderiu ao projeto e se utiliza atualmente de banco e moeda próprios foi a comunidade de ‘Muçumagro’, que idealizou o Muçu Bank. De acordo com os idealizadores, o objetivo da moeda é incentivar a economia local através da criação de empreendimentos dentro da comunidade e utilização da moeda pela população.


A dimensão utilizada para o projeto de moeda e banco próprio ainda é pequena, por ser realizada pela Universidade, em âmbito acadêmico, mas segundo os desenvolvedores há a expectativa que o tratamento com a política da economia solidária seja tratada mais a sério com mais investimento e políticas públicas.

WSCOM

Notícias relacionadas