menu

Pernambuco

06/11/2014


Consórcio apresenta outra proposta para Novo Recife

Após quase dois meses depois da apresentação das diretrizes para o redesenho do projeto Novo Recife pela prefeitura da cidade, o consórcio responsável pela obra apresentou, nesta quinta-feira (6), o conjunto de alterações que pretende aplicar ao empreendimento. A nova proposta sugere que,do espaço total do terreno (101,7 mil metros quadrados), 65% terão ocupação pública e 35% de ocupação privada, com áreas destinadas para comércio, hotelaria, moradias populares, residenciais e áreas de esportes, espaço cultural e lazer.

No projeto inicial, 45%  do terreno seria destinado à área pública e 55% para área privada. Dentro da área pública, 10,6 mil m² serão para uso comercial e de serviços.

De acordo com o novo projeto, os 13 prédios terão de 12 a 38 andares e vão de 42 metros a 137 metros de gabarito. Sobre a altura dos edfifícios, o projeto aprovado anteriormente tinha prédios de até 140 metros de gabarito (cerca de 40 andares), em toda a extensão. Dez dos edifícios serão residenciais, com 1.042 unidades habitacionais; outro será um empresarial; mais um de uso misto (empresarial e flat) e, por fim, um hotel com 308 leitos.

 

Os armazéns históricos serão reaqualificados para a construção de um centro cultural, mas a preservação total dos trilhos dos trens não foi garantida pelo projeto, apenas uma parte deles. A quantidade mínima de 200 moradias de interesse social, proposta pelas diretrizes da prefeitura, também terá a construção assumida pelo consórcio.


Ainda de acordo com o plano das construtoras, haverá ampliação no Parque das Cinco Pontas, a demolição do Viaduto do Forte das Cinco Pontas, além da construção de um café, livraria e centro de artesanato nas três casas do terreno. Os dois silos (antigos tanques de melaço) que ficam no local serão ocupados por uma biblioteca e um espaço cultural; a oficina eletrotécnica será transformada em anfiteatro. O valor das medidas de mitigação não foi alterado, e elas permanecem orçadas em R$ 62,750 milhões.

Notícias relacionadas