menu

Alagoas

04/09/2019


Cúpula do Nobel da Paz terá presença de jovem do Nordeste

Júlia Miranda Quagliatto, de 20 anos, estudante do 7º período de Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia

O 20º aniversário da Cúpula Mundial de Laureados com o Prêmio Nobel da Paz, um dos eventos mais relevantes e renomados relacionados ao diálogo de paz em todo o mundo, será comemorado este ano, entre 19 e 22 de Setembro, na cidade de Mérida, no México, e terá na delegação brasileira composta de cinco representantes, a presença, pela primeira vez, de uma jovem representando o Nordeste do Brasil.

Trata-se de Júlia Miranda Quagliatto, de 20 anos, estudante do 7º período de Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. Júlia é natural de Maceió, Alagoas, onde residem seus pais Deyse e Ney Quagliatto, ambos profissionais da Odontologia. A representante nordestina na cúpula, embora com pouca idade, tem uma vasta atuação em voluntariados no Brasil e no exterior, participando de grupos ligados aos direitos humanos e à justiça social, tendo trabalhos apresentados em congressos internacionais, a exemplo de Encontros de Estudantes de Relações Internacionais, Semana Acadêmica de Relações Internacionais, atuando também como dirtigente de Diretórios Acadêmicos de Estudantes de Relações Internacionais.

O evento do México é uma iniciativa da Secretaria da Cúpula, com o Governo do Estado de Yucatán, em cuja área está a cidade de Mérida. A Cúpula, estabelecida em 1999, é um dos eventos mais relevantes e renomados relacionados ao diálogo de paz em todo o mundo, e este ano celebra seu 20º aniversário desde a sua criação. Mérida, a cidade anfitriã, mais conhecida como a cidade branca e centro da cultura maia no México, tem sido considerada um grande exemplo na promoção da valorização cultural e na participação da sociedade para garantir a paz e a harmonia.

A presença de Júlia Miranda Quagliatto ocorre dentro do programa Leading By Example (Liderando Pelo Exemplo), como parte da delegação brasileira de cinco jovens, sendo ela a única nordestina. Acontece paralelamente à Cúpula e é o programa oficial dos jovens, durando 4 dias e conta com mais de 60 workshops, relacionados aos direitos humanos, como a proteção ambiental, equidade, construção da paz, entre outros assuntos. E lá os jovens teremos em contato direto com os ganhadores do Nobel da Paz, além de líderes e acadêmicos de diversas escolaridades e áreas profissionais, que ministrarão os workshops.

O Leading By Example tem como objetivos: incentivar a mudança na comunidade em que vivem esses jovens, por meio de projetos sociais, com foco em promover a paz e não-violência, propiciar rede de contatos para oportunidades de trabalho, desenvolver o pensamento crítico para solucionar os problemas sociais e permite uma formação educacional única, dado o contato com os ganhadores Nobel.


Meionorte.com

Notícias relacionadas