menu

Brasil

17/05/2015


Curitiba recebe maior congresso da América sobre sustentabilidade nas cidades

Curitiba vai sediar a próxima edição da Smart City Business América Congress & Expo, considerada o maior evento da América Latina sobre sustentabilidade nas cidades. O lançamento acontecerá na próxima segunda-feira (1/9), na Prefeitura de Curitiba. O evento, que reúne congresso e exposição, está marcado para o período de 19 a 21 de maio de 2015. Durante o lançamento serão apresentados os temas da feira e do congresso a empresários, CEOs de empresas nacionais e multinacionais, lideranças políticas e entidades da área.

 

As duas primeiras edições do evento aconteceram em 2012 e 2013, no Recife. Para a edição do ano que vem, o encontro cresce, muda de formato e encontra Curitiba em um novo momento. O desenvolvimento atrelado à qualidade de vida é a estratégia do segundo ciclo de inovação vivido pela cidade. A escolha da sede se deu pela liderança nas novas práticas de gestão e tecnologias para a melhoria das cidades.

 

O incentivo à bicicleta, com a criação de uma via de tráfego acalmado na Avenida Sete de Setembro, e a prioridade dada ao transporte coletivo na implantação de faixas exclusivas para ônibus são algumas das iniciativas que confirmam a inovação como tema central da estratégia de desenvolvimento em Curitiba.

 

O estímulo à redução na produção de lixo e ao consumo consciente significa um passo à frente na questão ambiental. No aspecto social destacam-se a criação de um condomínio social, o tratamento médico oferecido à população de rua e o incentivo ao protagonismo jovem nos Portais do Futuro. A economia criativa e os negócios inovadores também ganham espaço na cidade, visando ao crescimento sustentável do PIB de Curitiba. No processo de revisão do Plano Diretor, a inovação ganhou uma matriz própria, indo além da discussão da “cidade tradicional” e avançando em temas relacionados ao subsolo, espaço aéreo e cidade virtual.

 

O esforço em fazer da inovação o motor do desenvolvimento local foi reconhecido pelo Instituto Europeu de Estratégias Criativas e de Inovação, que concedeu à cidade o prêmio Hermès de l’Innovation 2014. Na última segunda-feira (25), o prefeito Gustavo Fruet recebeu a premiação do diretor do instituto e do Clube de Paris de Diretores de Inovação, Marc Giget.

 

O evento – A Smart City Business América Congress & Expo acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio de 2015 e discutirá os principais desafios das cidades, especialmente as demandas estruturais relacionadas ao meio ambiente, mobilidade urbana e geração de energia.

 

Durante o encontro serão apresentadas novas tecnologias e tendências para tornar as cidades mais sustentáveis. Será também um espaço de debates entre governos, empresas e entidades ligadas ao planejamento urbano sustentável e à busca de soluções transformadoras.

 

A Smart City Business America Congress & Expo é realizada pelo Instituto Smart City Business, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Federação do Comércio do Paraná, Universidade Positivo e Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Notícias relacionadas