menu

Piauí

21/03/2018


Deputados aprovam criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (20), a proposta de criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A medida está prevista em substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 5272/16, do Poder Executivo e irá, agora, à sanção.

O deputado Heráclito Fortes (DEM) participou da votação e destacou a importância do assunto entrar na de prioridades do dia. “Essa é uma luta antiga, que começou com o ex-senador, e hoje prefeito de Parnaíba, Mão Santa, com a colaboração do ex- ministro da Educação, Paulo Renato. Juntos, eles deram início à discussão para a instalação desta Universidade”, destacou Heráclito Fortes, lembrando ainda do empenho do deputado federal Paes Landim, um dos maiores defensores da causa.

De acordo com o texto, a UFDPar será integrada pelo campus de Parnaíba, com a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da Universidade do Piauí alocados nesse campus.

A nova universidade atenderá à microrregião do litoral piauiense, com área de 9.658 km² e população de 303,5 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010.

Além da Universidade do Delta do Parnaíba, o texto dos senadores inclui ainda a criação de outra universidade por desmembramento, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), originada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

180 Graus

Notícias relacionadas