menu

Brasil

12/02/2015


Deputados rebatem colega de PE sobre boicote de emprego para paraibanos na Fiat

PARAÍBA

A declaração do deputado pernambucano Sílvio Costa Filho (PTB) continuou repercutindo, na tarde desta quarta-feira (11), no meio político paraibano. Vários parlamentares, a exemplo do deputado federal Wilson Filho (PTB), do deputado estadual João Gonçalves (PSD) e o vereador da Capital, Djanilson da Fonseca (PPS), fizeram duros pronunciamentos contra o colega do Estado vizinho.

Wilson Filho lamentou a declaração feita pelo deputado estadual pernambucano. “É inaceitável que haja esse tipo de patrulhamento para ingresso no mercado de trabalho. Não podemos agir com discriminação e preconceitos. A sociedade não aceita divisão por qualquer critério que seja. Defendemos a igualdade de oportunidades, independentemente, do local de origem do trabalhador”, disse.

O petebista também afirmou a instalação da fábrica da Fiat em Pernambuco foi concebida pela política de Desenvolvimento Econômico do Governo Federal, portanto, uma conquista para a Região e não apenas para o Estado vizinho.

O deputado federal acrescentou que o Nordeste já é vítima de muita discriminação e os Estados integrantes da Região não podem adotar a postura de segregação e sim de unidade.

João Gonçalves, por sua vez, foi mais enfático e disse que os paraibanos tem competência para ocupar vagas no mercado de trabalho em qualquer Estado brasileiro. “Se ele [Sílvio Costa] diz que não quer ninguém da Paraíba se empregando em Pernambuco, porque sua irmã veio de lá se formar em Medicina aqui em nosso Estado. Isso demonstra que estamos à frente de Pernambuco então”, provocou o paraibano.

João Gonçalves ainda classificou a atitude de Sílvio Costa Filho como “discriminatória” e “vergonhosa” e prometeu apresentar na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) um voto de repúdio contra o colega pernambucano.

“Foi uma atitude discriminatória vergonhosa sim e nós temos que veementemente coibir esse tipo de declaração. Vou convocar os colegas e pretendemos apresentar uma decisão colegiada sobre o assunto. Temos que tomar uma posição integral do Poder Legislativo e não apenas de um parlamentar”, disse João.

Entenda
O deputado Sílvio Costa Filho em entrevista à Goiana FM, na terça-feira (10), afirmou que existe uma grande mobilização para fortalecer a economia e o emprego na Zona da Mata Norte de Pernambuco, devido a Fábrica da Fiat. Na oportunidade, ele teria defendido que as vagas de trabalho sejam preenchidas prioritariamente por pernambucanos e não por paraibanos e norte-rio-grandenses.

Em contato com a imprensa paraibana nesta quarta-feira, ele o parlamentar pernambucano negou o boicote a empregos de paraibanos. Ele afirmou que declaração foi um alerta a falta de qualificação dos pernambucanos e não uma retaliação à Paraíba.
 

WSCOM

Notícias relacionadas