menu

Brasil

22/04/2014


Dezesseis partidos já indicam apoio a Lobão Filho na corrida eleitoral

MARANHÃO

Dezesseis partidos políticos já indicam apoio à pré-candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) ao Governo do Estado. As legendas compõem a base governista no Legislativo Estadual e são as mesmas que apoiavam, no grupo, a pré-candidatura do ex-secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB). O objetivo do candidato, agora, é ampliar esta base, em conversas com o PR e o PP, que ainda não definiram oficialmente que caminho seguirão no Maranhão.

Amanhã, representantes destes partidos participarão do lançamento oficial da pré-candidatura do peemedebista. A governadora Roseana Sarney (PMDB) também participará do ato, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa.

Os partidos que têm representantes na Assembleia e que acompanham a pré-candidatura de Lobão Filho são o PMDB, PT, PTB, PSD, DEM, PV, PHS, PMN, PRB, PRP, PEN, PRTB, PSL, PTN, PSC, e PTdoB. Não há dentre as legendas citadas, qualquer divergência em relação ao nome de Lobão Filho. Outras siglas consideradas menores, mas que vão participar ativamente das eleições proporcionais, também devem apoiar o peemedebista.

Além dos 16 partidos já relacionados, Lobão Filho tenta agregar o PP e o PR, que até o ano passado integravam a base do Governo do Estado. Ele já entrou em contato com os representantes das siglas e tentará acordo político nos próximos dias para as eleições.

Para o senador João Alberto (PMDB), que coordena ato político de Lobão Filho que ocorrerá amanhã em São Luís, o sentimento no grupo político é de unidade. "Somos um grupo grande, com representatividade no Congresso Nacional, e que chega unido para esta eleição", destacou.

O líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, deputado estadual Roberto Costa (PMDB), afirmou que aguarda com expectativa a chegada do senador na capital. "O nome de Lobão Filho foi uma escolha de grupo. Tenho a certeza de que ele nos representará bem nesta eleição e vencerá nosso adversário", disse.

PT – Dentre os 16 partidos que integram a base de apoio ao senador Lobão Filho, o PT, que na última eleição formou a chapa majoritária com o PMDB, deve reeditar a aliança.

Pelo menos essa é a orientação do líder nacional da sigla e ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Lula recebeu Lobão Filho na semana passada em São Paulo, onde garantiu apoio incondicional ao peemedebista e a indicação de reedição da aliança.

A direção estadual da legenda agora discute a possibilidade de indicar novamente o vice-governador ou um candidato ao Senado Federal. A tendência natural, segundo dirigentes, é de que o partido reedite a aliança.

 

Lançamento de candidatura na AL


A direção estadual do PMDB lançará amanhã, na Assembleia Legislativa, a pré-candidatura do senador Lobão Filho ao Governo do Estado. A cúpula da legenda recepcionará o senador no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, e em seguida o acompanhará até a sede do Legislativo Estadual, onde lideranças já estarão aguardando o senador.

A governadora Roseana Sarney (PMDB), o ministro de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB), o senador João Alberto (PMDB), o ex-ministro do Turismo e deputado federal Gastão Vieira (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), participarão do ato.

Além deles, a cúpula do PMDB aguarda prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, deputados estaduais, federais e lideranças partidárias, para o encontro que marcará a arrancada política do peemedebista. "Será uma solenidade rápida, mas que marcará o lançamento da pré-candidatura de Lobão Filho. A expectativa é de que boa parte do grupo participe do ato, em manifestação de apoio ao nosso pré-candidato", disse João Alberto.

João Alberto se mostrou entusiasmado com a movimentação política em torno de Lobão Filho, e garantiu que não medirá esforços para a eleição do correligionário. "Dá para sentir da classe política um entusiasmo, uma expectativa grande em relação ao Lobão Filho”, afirmou.

 

(Portal do Maranhão)

Notícias relacionadas