menu

Pernambuco

23/09/2015


Dia Mundial Sem Carro: ativistas criam “bicicletas-carro”

Membros da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) realizaram uma intervenção urbana nas ruas da área central do Recife, nesta terça-feira (22), dia em que é celebrado o Dia Mundial Sem Carro.

Os ativistas criaram cinco "bicicletas-carro" para representar o espaço que os automóveis ocupam nas vias urbanas, assim, pedindo mais espaço para mobilidade de outros modais. O ciclista envolto por uma grande armação de bambus mostra o espaço que utilizaria da via caso estivesse dirigindo um carro, que usualmente tem ocupação média de 1,2 pessoas por veículo na capital pernambucana. A manifestação recebeu o nome de "Qual espaço você ocupa?" e teve início às 16h30 na Praça do Entroncamento, no Derby, área central da cidade, e seguiu em direção à Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, Bairro do Recife.

Os membros da associação reclamam do desinteresse da prefeitura. A Campanha Cívica "Na Cidade, Sem Meu Carro", instituída na Lei Nº 16.787/2002, prevê a execução de ações de desestímulo ao uso do automóvel no Dia Mundial Sem Carro pela Prefeitura do Recife, porém, os ativistas alegam que poucas vezes foram realizados atos por parte do poder público neste dia.

Por outro lado, tradicionalmente os cicloativistas e outros militantes têm realizado ações todos os anos, no dia 22 de setembro, para mostrar os benefícios do uso de outros modais para cidade. Em um experimento britânico, um grupo de ciclista já chegou a colocar 10 bicicletas em uma vaga de carro tamanho padrão.

Mariana Campello
Ne10

Notícias relacionadas