menu

Alagoas

21/09/2015


Dia Mundial sem Carro: SMTT promove ação reflexiva

Complementando as ações previstas para a Semana Nacional de Trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizará a 3ª Edição do Dia Mundial sem Carro em Maceió na próxima terça-feira (22). O evento marca um dia de reflexão acerca da qualidade de vida urbana que surgiu na Europa e vem sendo trabalhado na maioria das grandes cidades brasileiras.

De acordo com a assessora especial de Transportes Urbanos da SMTT, Fernanda Cortez, este ano o órgão trabalhará com algumas vagas vivas e fará o fechamento parcial da Rua Deputado José Lages com diversas atividades. “Em 2014, trabalhamos três vagas vivas em pontos distintos da cidade. Elas voltam em 2015 com o objetivo de mostrar que o espaço público tem muito a oferecer e quão proveitoso este espaço pode ser, a depender do uso que seja dado a ele”, afirma.

A vaga viva é a transformação de um espaço que seria utilizado por um condutor para estacionar seu veículo. “As vagas vivas são uma reflexão de identificação na cidade. O espaço funciona em um local onde, por exemplo, um carro fica parado durante o dia inteiro, sendo que é um bem material de apenas uma pessoa que fica no espaço público”, explica a assessora.

A ideia surgiu em Maceió no ano de 2013 e hoje ganhou maiores proporções. No primeiro ano de adesão ao Dia Mundial, foi idealizado e realizado o projeto Lazer na Praça que, desde então, acontece aos domingos e atualmente é promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). “As pessoas voltaram a utilizar o espaço público e perceber o quanto é bom poder utilizá-lo para outros fins. Também naquele ano fizemos um grande passeio ciclístico”, relembra. “É um momento que vem para repensar principalmente o modelo de cidade que nós estamos construindo enquanto cidadãos”, pondera Fernanda Cortez.

O Dia Mundial sem Carro em Maceió terá atividades abertas ao público das 9h às 17h. Logo nas primeiras horas da manhã, a SMTT estará interditando os locais onde, em dias comuns, é permitido o estacionamento de veículos e, portanto, o trânsito na região sofrerá alterações. Nos dois primeiros quarteirões da Rua Deputado José Lages, próximo à orla, as faixas estarão reduzidas para ocupação pelas pessoas.

Assessoria

Notícias relacionadas