menu

Brasil

30/08/2014


DIEESE: 92% das categorias de trabalhadores tiveram aumento acima da inflação

Divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o levantamento do Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS) relativo ao 1º semestre deste ano registra que mais de 92% das 340 diferentes áreas de negociação patroes-empregados da indústria, comércio e serviços obtiveram no período reajustes salariais acima dos índices da inflação medida pelo INPC.

O DIEESE aponta que o aumento real médio dos salários foi de 1,54% acima da inflação. Os setores que tiveram maiores reajustes acima do INPC foram comércio (95,7%), indústria (92,9%) e serviços (92,8%).

Segundo o DIEESE, só 2,6% entre as diversas categorias apresentaram uma pequena defasagem em relação à inflação. Em apenas em 4,1% dos setores analisados, o reajuste foi igual ao INPC.

Os números divulgados pelo órgão mostram que o 1º semestre de 2014 apresentou uma melhora nos números – tanto na quantidade de reajustes acima do INPC, quanto na elevação dos valores negociados em relação ao ano passado. O DIEESE divulgou, ainda, que a melhora foi notada em todos os setores econômicos e regiões geográficas do país.

Notícias relacionadas