menu

Brasil

19/09/2014


Dilma abre sete pontos percentuais sobre Marina; Aécio chega a 17%

DATAFOLHA

O Datafolha divulgou nesta sexta-feira (19) os números da corrida presidencial. Segundo o instituto, a candidata à releição Dilma Rousseff (PT) lidera com 37% das intenções de voto, seguida de Marina Silva (PSB) que agora aparece com 30%. Esta é a primeira vez que Dilma aparece com uma vantagem expressiva de sete pontos percentuais sobre Marina.

O candidato Aécio Neves (PSDB) chegou a 17%. No ínicio de setembro, a vantagem de Marina sobre o candidato chegou a 20 pontos. Agora é de apenas 13 pontos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números dos três principais candidatos tiveram pequenas oscilações em relação ao último Datafolha, publicado em 10 de setembro. Na ocasião, Dilma marcava 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%.

Os demais candidatos registraram:


– Pastor Everaldo (PSC): 1%
– Luciana Genro (PSOL): 1%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– Zé Maria (PSTU): 0%*
– Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
– Eymael (PSDC): 0%*
– Levy Fidelix (PRTB): 0%*
– Mauro Iasi (PCB): 0%*

* Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto. Somados, eles têm 1%.

Votos brancos e nulos somaram 6%. Eleitores que não sabiam ou não responderam somaram 7%.

Segundo Turno

Na simulação para o segundo turno, Dilma aparece com 44% das intenções de voto, atrás de Marina, com 46%. Em agosto, a pesquisa apontou uma vantagem de dez pontos para a candidata do PSB, que chegava a 50%, enquanto Dilma registrava 40% das intenções de voto dos entrevistados.

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39% (49% a 38% na semana anterior). Pela terceira vez, o instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB (ante os 54% a 30% do último levantamento).

Pesquisa por regiões

A pesquisa mostra ainda que Dilma passou a liderar nas cinco regiões do país.

No Centro Oeste, a atual Presidente aparece numericamente à frente de Marina, enquanto no Sudeste tem menos de cinco pontos de diferença, registrando o empate técnico. Já no Nordeste, no norte e no sul, lidera de forma isolada.

A pesquisa aponta também que Marina recuou em vários segmentos. Ela caiu quatro pontos no Sudeste, sendo 4 entre mulheres, 4 entre católicos, 5 junto aos moradores de cidades que tem entre 200 mil e 500 mil habitantes, e 6 pontos entre eleitores de 25 a 34 anos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00665/2014 e encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo.

 

(Do iG)

Notícias relacionadas