menu

Piauí

10/05/2016


Dilma assina decreto e Universidade Federal do Delta terá Parnaíba como sede

O governador Wellington Dias participou da solenidade de criação de novas universidades federais, em Brasília, no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (9). Na oportunidade, a presidenta Dilma Rousseff anunciou novas universidades federais no Brasil, dentre elas, está a Universidade Federal do Delta (UFD), no Piauí. A instituição terá sede na cidade de Parnaíba, localizada a 336 quilômetros da capital no litoral do estado.

A presidenta assinou uma exposição de motivos referente à autorização para criação da Universidade Federal do Delta. Após a assinatura do decreto, o projeto vai para o Senado Federal para aprovação na casa.

O governador Wellington Dias ressaltou o esforço do Governo Federal e da bancada do Piauí no Congresso Nacional “a criação da Universidade do Delta é um sonho de muitos anos, eu quero primeiro parabenizar a presidente Dilma, o ministro Mercadante, a nossa bancada federal, quero destacar aqui o trabalho do deputado Paes Landim que vem acompanhando esse processo, o deputado Assis Carvalho, a deputada Rejane – como Secretária de Educação, a senadora Regina, o senador Elmano Férrer. Todos que tem nesse processo agora nos últimos dias, trabalhado para que nesse plano de expansão pudéssemos contemplar a Universidade do Delta do Parnaíba”, disse o chefe do executivo estadual.

Dilma Rousseff destinou e está no orçamento do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) de Parnaíba, o valor de R$ 9 milhões para o término do prédio do curso de medicina e também aquisição de equipamentos necessários para o bom funcionamento do curso.

Segundo o governador Wellington Dias, o lado bom da universidade em Parnaíba é que até para criar será barata para o tesouro federal em relação aos benefícios. “O que são nove, dez milhões de reais por ano para se ter uma universidade independente que vai atender o norte do Piauí, aquela região ali do Ceará, do Maranhão, ou seja, poder ter autonomia para planejar o seu trabalho”, afirma Dias.

Além do empenho político, a criação da Universidade Federal do Delta (UFD) conta com o trabalho técnico dos professores do campus Ministro Reis Veloso com o apoio do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatéia Dantas Lopes. O chefe do executivo estadual parabenizou o trabalho dos professores e a administração superior da Universidade Federal do Piauí que foi responsável pelo projeto. “Parabenizo também a própria direção da Universidade, através do reitor Arimatéia e toda sua equipe que se empenharam para tecnicamente viabilizar essa decisão de hoje”, afirma o governador.

O projeto da Universidade Federal do Delta elaborado por professores do campus Ministro Reis Veloso no ano de 2014, expôs ao Ministério da Educação, que Parnaíba tem todos os pré-requisitos essenciais para o ensino superior federal independente. Além da independência, a nova instituição estará apta a firmar parcerias para o desenvolvimento educacional, intelectual e social, que não refletirá somente na comunidade acadêmica, mas também para população de Parnaíba.

Redação com Secom-PI

Notícias relacionadas