menu

Brasil

14/03/2014


Dilma autoriza estudos para implantação de novo porto na Paraiba

Investimentos

A presidenta da República, Dilma Rousseff, autorizou a Secretaria de Portos da Presidência da República a fazer os estudos de viabilidade técnica para criar o Complexo Industrial Portuário da Paraíba, popularmente conhecido como Porto de Águas Profundas no Litoral Sul do Estado, próximo de polos industriais da Paraiba e Pernambuco. Trata-se de ação articulada pelo Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, junto a diversos empresários interessados em participar do equipamento e confirmada em audiência ontem.

Conforme informações repassadas ao portal WSCOM, além de viabilidade o novo Porto na Paraíba já tem empresas dispostas a compor Consórcio, através de PPs.
O projeto integrará um pólo industrial do setor de cimento, de cerâmica e a fábrica de automóveis da Fiat. “É uma obra que transformará o perfil econômico da Paraíba com a geração de empregos, divisas e impostos para o estado”, disse o ministro que está em contato com o ministro dos Portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira para tratar dos detalhes do projeto.

OUTRAS AÇÕES – Ainda durante o encontro a presidenta informou ao ministro que determinou à equipe técnica do governo a antecipação do calendário da reforma do aeroporto de João Pessoa. A Infraero está na fase final dos estudos preliminares e do anteprojeto da obra. O início do processo licitatório deve acontecer ainda este ano, pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

A previsão é concluir a contratação da obra em março de 2015, a depender da concessão das licenças ambientais. "Estas obras são importantíssimas para colocar o estado em outro patamar de infraestrutura, além de oferecer qualidade do serviço e conforto para os passageiros". disse o ministro. A demanda atual do aeroporto de João Pessoa é de 1,2 milhão de passageiros, por ano.

As obras são para ampliação e modernização do aeroporto de João Pessoa. Será construído um novo terminal de passageiros, estacionamento de veículos, Centro de Manutenção, Acesso Viário, Taxiways, Resas, Área de Teste de Motores, Pátios de Aviação Regular, Área de Equipamentos de Rampa, Lotes para Hangaragem, Via de Serviço e obras complementares do Aeroporto de João Pessoa. 

(WSCOM)

Notícias relacionadas