menu

Brasil

09/05/2016


Dilma cumpre promessa e cria Universidade Federal no Delta do Parnaíba

A promessa feita ao deputado federal José Francisco Paes landim um dia antes da votação pela presidente Dilma do impeachment na Câmara será cumprida nesta 2ª feira, pela presidente Dilma Roussef. Ela assinará o projeto de Lei que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba na cidade do mesmo nome, no litoral do Piauí. A nova Universidade aproveitará toda a estrutura do Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal ali existente. Na semana passada, Dilma já havia liberado R$ 9 milhões para o novo curso de medicina na Federal em Parnaíba. Esse curso agora, será incorporado pela Universidade do Delta.

A PROMESSA

24 horas antes da votação do impeachment na Câmara, Dilma recebeu no Palácio do Planalto o deputado Paes landim(PTB/PI), até então, indeciso. Na conversa com o ministro Jaques Wagner ele foi convencido votar contra om impeachment. Mas fez um pedido: a criação da Universidade do Delta. Dilma prometeu . O deputado cumpriu o prometido. Votou contra o afastamento da presidente. Agora, é a vez da presidente honrar sua palavra.

SOLENIDADE

A solenidade de assinatura será no palácio do Planalto com a presença do governador Wellington Dias, prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, reitor da Federal do Piauí, Professor Arimateia Dantas e do futuro reitor da nova Universidade, Professor Alexandre Marinho.

DECISÃO SERÁ DO SENADO

Mas, não basta presidente assinar o projeto de Lei. Ele tem que ser aprovado pelo Senado Federal. Por se tratar de matéria estritamente federal que diz respeito aos Estados, é considerada terminativa. Por isso, não precisará passar pela Câmara.

MANTEGA É LEVADO PELA PF

O ex-ministro da Fazenda dos governos Lula e Dilma, Guido Mantega foi levado coercitivamente na manhã desta 2ª feira, 9, para prestar depoimento na Polícia Federal dentro das investigações da operação Zelotes que apura fraudes no CARF, o Conselho Federa d e Recursos da Receita Federal. Há suspeitas de que Guido teria intermediado negócios de interesses de uma indústria de cimento junto ao Conselho.

180 Graus

Notícias relacionadas