menu

Brasil

16/11/2015


Dilma, RC e mais três governadores do NE debatem crise hídrica

A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), receberá em audiência, na próxima quarta-feira (18), em Brasília, o governador Ricardo Coutinho (PSB) e os gestores de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); do Ceará, Camilo Santana (PT); e do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD). Na pauta da reunião, a transposição do Rio São Francisco e medidas paliativas contra a forte crise hídrica que assola a Região Nordeste já há alguns anos.


A reunião ainda está pré-agendada e deve ser confirmada pela assessoria da Presidência da República ainda nesta segunda-feira (16).


Em reunião de Dilma com os governadores do PSB, em 30 de setembro, o governador Ricardo Coutinho afirmou que a Paraíba necessita de verbas no valor de US$ 375 milhões que estão sendo aguardados através do Bird (Banco Interamericano de Desenvolvimento), para serem investidos em estradas e obras hídricas. Na oportunidade, ele aproveitou para reafirmar o pedido de liberação imediata de recursos no valor de R$ 35 milhões mensais, para ações de grande importância que possam atenuar os efeitos da seca no Estado, a exemplo da execução dos projetos do Canal Acauã/Araçagi, da reconstrução da Barragem de Camará e de sistemas adutores.


O governador de Paulo Câmara se mostrou otimista em relação a reunião. Segundo ele, o Governo de Pernambuco vem tentando encontrar alternativas para a questão do abastecimento da água no Estado, no mês passado entregou ao governo federal um plano emergencial para colocar em atividade parte da Adutora do Agreste onde as obras já foram concluídas.


“É possível (a liberação de verba), mas o mais importante é a retomada das obras (hídricas), como a Adutora do Agreste em níveis aceitáveis e a aprovação do nosso plano”, observou o socialista em entrevista ao Diário de Pernambuco.

WSCOM

Notícias relacionadas