menu

Brasil

24/12/2013


Dois pratos diferentes e rápidos para variar o cardápio do Natal

Ceia express

Se este ano foi de tanta correria que a ceia ficou para última hora, não se desespere. Ainda dá tempo de fazer um jantar caprichado e diferente para hoje à noite. O arroz de bacalhau ganha agilidade dentro da panela de pressão e o acompanhamento feito com abóbora japonesa é tão gostoso e diferente que ninguém vai sentir a falta de alguns itens mais tradicionais do dia 24.

A chef Julia Pimenta, do restaurante Picnic, é a nossa salvadora de cozinheiros aflitos da véspera de Natal. No passo a passo abaixo, ela ensina as duas receitas rápidas de fazer e que vão trazer originalidade à ceia sem a necessidade de ninguém passar o dia inteiro na cozinha. Veja:

Na pressão: aprenda a fazer arroz de bacalhau para salvar a ceia

Arroz de bacalhau:
2 xícaras (chá) de arroz, molho de pimenta a gosto, 40g de salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto, 70ml de azeite, 1 cebola grande, 2 dentes de alho e 100ml de mel, 800g de bacalhau desfiado, 1 caixa de mirtilo e 1 limão siciliano.

Retire raspas do limão siciliano e reserve. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e acrescente as rodelas de cebola cortadas fininhas. Junte o alho e deixe refogar bem. Coloque o bacalhau dessalgado e desfiado e deixe refogar novamente. Coloque o molho de pimenta, as raspas de limão, a salsinha, o suco do limão e o mel. Acerte o sal. Experimente o bacalhau antes de entrar na panela, assim ficam mais difícil errar.

Acrescente o arroz comum sem lavar. Junte a água. Para cada xícara de arroz, é preciso 3 xícaras de água. Coloque os mirtilos congelados. É a frutinha que vai dar cor ao arroz. Se você preferir, pode substituir por uvas-passas. Feche a panela de pressão com cuidado e deixe cozinhar por 7 minutos, contando a partir do início da pressão. O arroz de bacalhau está prontinha para ser servido. Ele pode ser o prato principal ou mais uma opção para acompanhar outros pratos da ceia.

 

iG

Notícias relacionadas