menu

Rio Grande do Norte

07/10/2014


Dos oito deputados federais eleitos, seis são ‘herdeiros políticos’

Dos oito deputados federais eleitos no Rio Grande do Norte, seis são “herdeiros" de políticos tradicionais do estado. Depois das eleições do último domingo (5), a bancada do RN na Câmara Federal teve uma renovação de 75%. Da atual bancada, apenas Fábio Faria (PSD) e Felipe Maia (DEM) foram reeleitos.

O federal mais votado no RN foi Walter Alves (PMDB), com 191.064 votos. Ele é filho do senador Garibaldi Alves, que atualmente ocupa o cargo de ministro da Previdência Social. Aos 34 anos, Walter Alves possui dois mandatos na Assembleia Legislativa do RN e é formado em Gestão Executiva.
saiba mais

Rafael Motta (PROS) teve 176.239 votos no RN e foi o segundo deputado federal mais votado no estado. É filho de Ricardo Motta (PROS), atual presidente da Assembleia Legislativa do RN, que foi eleito para o sétimo mandato como deputado estadual neste domingo. Rafael Motta tem 28 anos, é formado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi eleito o segundo vereador mais votado de Natal em 2012.


Fábio Faria (PSD) foi reeleito deputado federal com 166.427 votos no Rio Grande do Norte. Ele é filho do atual vice-governador do estado Robinson Faria (PSD), que foi para o segundo turno com Henrique Alves (PMDB) na disputa pelo governo do estado. Fábio tem 37 anos, é formado em Administração de Empresas, e já tem dois mandatos como deputado federal.


Zenaide Maia (PR) foi eleita deputada federal pelo Rio Grande do Norte pela primeira vez com 134.588 votos. Ela é irmã do deputado federal João Maia (PR) e candidato a vice-governador do RN na chapa liderada por Henrique Alves (PMDB). Zenaide tem 54 anos, é médica e atualmente é Secretária Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante, município da Grande Natal. Ela é casada com o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado.


Felipe Maia (DEM) foi reeleito deputado federal com 113.722 votos. Ele é filho do senador José Agripino Maia (DEM). Felipe tem 41 anos, é formado em Direito e vai assumir o terceiro mandato como deputado federal.


Betinho Rosado Segundo (PP) foi eleito deputado federal no Rio Grande do Norte com 64.445 votos. Ele é filho do atual deputado federal Betinho Rosado (PP) que não concorreu è reeleição porque teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). Betinho Segundo tem 32 anos e é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

Notícias relacionadas