menu

Brasil

07/02/2020


Douglas Cintra, da Sudene, comemora ida de Rogério Marinho para o Ministério do Desenvolvimento Regional

JC Online e ABR

O superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Douglas Cintra, avaliou como positiva a nomeação de Rogério Marinho para o cargo de ministro do Desenvolvimento Regional. A mudança, a quinta na equipe ministerial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), foi anunciada nesta quinta-feira (6).

“Ele é nordestino, é do Rio Grande do Norte, conhece bem as dificuldades do Nordeste e, sobretudo, as potencialidades da região. Acho que ele tem todas as condições de fazer um bom trabalho à frente do ministério, não só por ter esse conhecimento, mas por ser uma pessoa de capacidade já comprovada, não apenas como deputado federal, mas no próprio governo Bolsonaro”, disse Cintra.

Nos últimos dias, cresceu a especulação de que o presidente Bolsonaro estaria pensando em demitir Douglas Cintra do a Sudene é órgão do governo federal que tem a função de planejar o crescimento regional. O superintendente da Sudene negou que tenha sido comunicado de algo.

“Eu não tive nenhuma informação sobre isso. O que eu soube hoje foi da mudança de ministro. Até agora, não fui comunicado de nada e estou aqui, normalmente, cumprindo minha função”, afirmou.

Cintra é ex-senador pelo PTB e assumiu a Sudene em dezembro de 2019, indicado ao cargo por cerca de 10 deputados de apoio a base governista e também pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Ele ocupou a cadeira do senado, quando Armando Monteiro Neto (PTB) se afastou do cargo para ser ministro de Dilma Rousseff (PT).

Mudança no Ministério do Desenvolvimento RegionalO presidente Bolsonaro exonerou nesta quinta-feira (6) Gustavo Canuto do cargo de ministro do Desenvolvimento Regional. Para o seu lugar, foi nomeado Rogério Marinho, que ocupava a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. As mudanças já constam em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Ex-deputado federal, Marinho é filiado ao PSDB e foi um dos principais articuladores do governo na aprovação da reforma da Previdência. Ele assume a pasta que comanda os programas de habitação popular, como Minha Casa, Minha e Vida, de infraestrutura urbana e de segurança hídrica do governo federal.

Gustavo Canuto é especialista em políticas públicas e gestão governamental, carreira vinculada ao Ministério da Economia, e formado em engenharia da computação. Ele não tem filiação partidária.

Ao chegar ao Palácio da Alvorada, na tarde desta quinta-feira, Bolsonaro disse que Canuto vai assumir a presidência da DataPrev, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência. Minutos depois, veio a confirmação oficial do porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros:

“O presidente da República decidiu, na data de hoje, nomear para a presidência da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DataPrev), Gustavo Canuto. A DataPrev é uma empresa pública que fornece soluções em tecnologia da informação e comunicação para o aprimoramento e execução de políticas sociais do Estado brasileiro. Ela tem como principal cliente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Gustavo Canuto é graduado em engenharia da computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e trabalhou por seis anos na IBM. É servidor efetivo do Ministério da Economia há mais de nove anos. Foi selecionado por ser um dos melhores quadros para equlizar tecnicamente os desafios enfrentados atualmente pelo INSS. Em consequência, o senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, nomeou Rogério Marinho para o cargo de ministro de Estado do Desenvolvimento Regional”, informou.

Quinta mudança ministerial

É a quinta mudança na equipe ministerial. Desde que assumiu o cargo, Jair Bolsonaro trocou os titulares do Ministério da Educação (Ricardo Velez por Abraham Weintraub), da Secretaria-Geral da Presidência (Gustavo Bebianno por Floriano Peixoto e, em seguida, por Jorge Oliveira) e Secretaria de Governo (Santos Cruz por Luiz Eduardo Ramos).

Notícias relacionadas