menu

Alagoas

09/11/2017


Encontro sobre Reforma Agrária e Crédito Fundiário reúne dirigentes do NE

Até sexta-feira, 10, os dirigentes da CONTAG e das Federações de Agricultores familiares do Nordeste, estarão reunidos em Maceió-AL, para discussão sobre Políticas para o campo e sobre o processo de organização da produção em projetos de assentamentos e dos projetos de crédito fundiário. “Estamos fortalecendo  a luta pela reforma agrária , e para isso precisamos levantar e reestruturar o que já é feito no Brasil pelo MSTTRs. Nós temos uma grande história de mais de 50 anos pela reforma agrária e precisamos ampliar e agilizar as políticas de acesso à terra”, diz Elias D’Angelo Borges diretor de políticas agrárias da CONTAG.

A deliberação da CONTAG é realizar um encontro por região, começando no nordeste,depois norte, sul, sudeste e centro-oeste; até dezembro os cinco encontros irão levantar, estudar e estruturar formas de lutas e encaminhamentos para as políticas de acesso à terra e avanços de políticas públicas da reforma agrária e crédito fundiário, que devem ser implementadas  no Brasil

Nesta quarta-feira, 08, os dirigentes fizeram uma análise de conjuntura nacional, com a contribuição do Professor Cícero Péricles da UFAL -Universidade Federal de Alagoas, além dos dirigentes das centrais sindicais e o diretor de políticas agrárias, Elias Borges. Durante os dois dias, os representantes dos 09 estados vão mostrar suas experiências exitosas e discutir caminhos para avançar na luta pela terra, e discussão sobre as novas regras do Programa Nacional de Crédito Fundiário- PNCF e suas implicações da Lei 13.465/17, que altera as regras de obtenção de terras, titulação e seleção de famílias beneficiárias da reforma agrária.

Hoje, 09 de novembro, os participantes do encontro discutem com membros do BNB – Banco do Nordeste do Brasil – e Superintendência de Reordenamento Agrário do Governo Federal, as questões de dívidas com o Crédito Fundiário (renegociação) e ampliação dos programas de ampliação da aquisição de terra.  O encontro acontece no Hotel Verde Mar em Maceió.

De Alagoas a direção da CONTAG segue para Ji-Paraná, em Rondônia para o próximo encontro na região Norte.

Notícias relacionadas