menu

Pernambuco

16/08/2016


Espaço Ciência comemora 180 anos de visita de Darwin ao Recife

Na próxima quarta-feira, o Espaço Ciência abre as portas com uma programação especial. O próprio Charles Darwin falará aos visitantes sobre sua obra e história. A teatralização será uma homenagem aos 180 anos da visita do cientista à área de Manguezal nas proximidades do Espaço Ciência.

Entre os dias 12 e 17 de agosto de 1936, o cientista conheceu Recife e Olinda porque ventos contrários o trouxeram de volta ao Brasil quando rumava para Cabo Verde, mas ele não gostou do que viu. Em seu diário de bordo escreveu: “A cidade (Recife) é por toda parte detestável, as ruas estreitas, mal calçadas e imundas; as casas altas e lúgubres. Fui recusado (em Olinda) em duas casas diferentes, de maneira assaz, enfezada, e somente com muita dificuldade, permitiram-me, numa terceira, que atravessasse as hortas a fim de ganhar acesso a uma colina não cultivada, a que desejava subir para examinar, do alto, a região. Sinto-me feliz por ter isso acontecido na terra dos brasileiros, pois não sinto por eles nenhuma paixão- terra de escravidão e, portanto, de aviltamento moral […] Espero nunca mais visitar um país de escravos”.

O Darwin que receberá os visitantes do Espaço Ciência, contudo, resolveu voltar para levar os visitantes à exposição interativa “Revolução dos Bichos”, com curadoria de Valdir Luna, que aborda a evolução das espécies a partir de experimentos, painéis e réplicas. Em seu interior, o Espaço Ciência também abriga o Manguezal Chico Science, onde os visitantes podem passear em barcos movidos à energia solar ou apenas observar a fauna e a flora do ambiente em um dos três píeres espalhados pelo museu. A programação teatral especial é única e gratuita.

Espaço Ciência
Telefone para agendamento: (81) 3241-3226
Localização: Complexo Salgadinho,Parque 2, Olinda, próximo ao Shopping Tacaruna
Horário de funcionamento: De Segunda a sexta – das 08h às 12h; das 13h às 17h; sábado e domingo – das 13h30 às 17h

Diário de Pernambuco

Notícias relacionadas