menu

Pernambuco

10/03/2016


Estado já registrou mais de 720 assassinatos neste ano

Não há o que comemorar. O programa de segurança Pacto pela Vida entrou no 10º ano com um dos piores resultados da história. Em pouco mais de dois meses, o Estado já registrou mais de 720 assassinatos. Uma verdadeira barbárie. Sem novas ações concretas e sob alegação de crise financeira, a Secretaria de Defesa Social (SDS) permanece somando resultados negativos. E população, óbvio, cada vez mais se sente insegura.

Nessa quarta-feira (9), tentando minimizar os efeitos do aumento notório da violência, a SDS encaminhou nota oficial à imprensa comemorando resultados de fevereiro. Foram 17 mortes a menos que no mesmo período de 2015. Uma redução de apenas 5%. Na verdade, é um recorte que mascara a real situação que vivenciamos no Estado.

Neste ano, Pernambuco registrou o janeiro mais violento desde 2009. Foram 356 homicídios. Um aumento de 10,52% em relação ao mesmo período de 2015, por exemplo. O programa Pacto pela Vida prevê a redução de 12%.

Fevereiro teve, sim, uma leve queda nos números. Apesar disso, ainda não foi um resultado satisfatório para garantir um primeiro bimestre do ano positivo. Pelo contrário, o aumento do número de homicídios está na casa dos 2,5%. Parece até pouco, mas estamos falando de vidas. E cada uma que se perde, é mais um soco no estômago de nós, pernambucanos, que não aguentamos mais convviver com tanta violência.

Ronda JC

Notícias relacionadas