menu

Brasil

04/04/2014


Estado vence 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil

Paraíba

Foram divulgados nesta sexta-feira (04) a lista dos vencedores da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil e a Paraíba está entre os 30 anunciados com as ações do ‘Autonomia – Mulheres do Cariri’, prática desenvolvida pelas organizações Concern Universal Brasil e Cunhã Coletivo Feminista, com o cofinanciamento da União Europeia. A escolha dos premiados foi feita por um júri composto por 16 especialistas de todo o país, após reunião realizada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A cerimônia de premiação dos 30 contemplados acontecerá no dia 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

A prática paraibana concorreu com 1.090 inscritas, sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras de todo o Brasil. A inciativa foi reconhecida no Prêmio por contribuir diretamente com os objetivos do milênio de erradicar a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres e estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento. A ideia de replicabilidade também fortaleceu a inciativa para que ela fosse uma das 30 vencedoras selecionadas pela comissão.

A ação junto às mulheres produtoras da região do Cariri paraibano é desenvolvida em oito municípios da Região contribuindo para o enfrentamento à pobreza e a melhoria das condições de vida das mulheres rurais há mais de dez anos. Desde 2012, Concern e Cunhã acompanham mais de 20 grupos produtivos de mulheres – rendeiras, artesãs, agricultoras, pescadoras, entre outras – na região do semiárido paraibano. Os grupos vem encontrando alternativas de geração de trabalho, desenvolvendo diversas atividades como a Renda Renascença e outros tipos de artesanato, além do cultivo de hortas orgânicas, beneficiamento da pesca e produção de vassouras ecológicas, feitas com o reaproveitamento de garrafas PET.

“Esta premiação não seria possível sem a participação das mulheres e de todos os parceiros que desde 2002 têm construídoalternativas de autonomia econômica para a região. O reconhecimento simboliza o sucesso de todas as iniciativas das organizações sociais comprometidas com a justiça social e o enfrentamento à pobreza no semiárido nordestino”, afirmou AngelaBrightling, diretora da Concern Universal Brasil.
O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

O ‘Projeto Mulheres Rurais Autonomia e Empoderamento no Cariri Paraibano’ é executado pelas parcerias do Cunhã Coletivo Feminista, Concern Universal, Centro da Mulher 08 de Março e Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), e organização vinculadas (Gajuc, Cooperativa Vínculos e Copagel), com o cofinanciamento da União Européia. As ações do Projeto visam beneficiar mais de três mil pessoas, entre mulheres e familiares, com impacto na geração de renda e maior igualdade nas relações de poder até o final de 2014. 

Notícias relacionadas