menu

Pernambuco

08/11/2016


Estudantes ocupam primeira escola pública em Pernambuco

A série de ocupações em unidades educacionais de todo o País chega pela primeira vez a uma escola pública estadual de Pernambuco. Alunos da Escola Cândido Duarte, no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife, ocuparam a escola secundarista contra a PEC do Teto dos Gastos e a MP da reforma do ensino médio.

O grupo formado por 30 alunos está acampado dentro da unidade desde a manhã dessa segunda-feira (7). Nesta terça-feira (8), eles participam de uma reunião a Secretaria de Educação do Estado e com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) para tentar chegar a um acordo sobre o impasse e possibilitar a liberação da Escola.

Alguns estudantes tentam entrar na instituição para levar aimentos e cochões para os alunos que estão na parte de dentro. A polícia está no local e não permite a entrada de mais pessoas na escola.

Em entrevista à Rádio Jornal, uma estudante do ensino médio, que não quis se identificar, afirmou que a polícia está agindo de forma ostensiva. 

"A polícia está aqui sem necessidade. Não teve depredação de nada, não há violência. Hoje a gente tinha programado palestras e oficinas de dança e não está podendo acontecer por que eles não deixam a gente entrar na escola", disse. 

Em nota, a Secretaria de Educação afirmou que vem tentando negociar com os estudantes que lideram o movimento. De acordo com o órgão, o intuito é que as aulas voltem a acontecer e o calendário não seja atrapalhado.

Confira mais detalhes na matéria da Rádio Jornal.

Ocupações

Na tarde de ontem, o departamento de Enfermagem da UFPE também foi ocupado por estudantes. Em todo o Estado há prédios ocupados na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE).

JC Online

Notícias relacionadas