menu

Brasil

02/06/2014


Evento irá fomentar setor calçadista do Nordeste

Paraíba

Para fomentar o setor calçadista, gerar novos negócios e capacitar os empresários e profissionais, terá início amanhã, terça-feira (3), a terceira edição do Gira Calçados, em Campina Grande. O evento, que acontece até a quinta-feira (5), na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), deverá movimentar cerca de R$8,5 milhões em negócios. Durante os três dias, cerca de 50 empresários do segmento nacional e aproximadamente mil lojistas interessados em novas tecnologias, tendências e lançamentos vão participar da extensa programação.

Este ano, o evento está com uma extensa programação, voltada para capacitação, negócios, tecnologia, moda e tendências do setor. Além do showroom de máquinas, equipamentos e componentes, haverá o Salão de Inovação, Rodada de Negócios, desfiles e eventos paralelos. “O evento irá oferecer um mix de atrações para os empresários e profissionais do setor. Este ano temos várias novidades, com desfiles de moda, o Fórum de Inspirações para o Inverno 2015, o projeto Identidade com consultoria do estilista Walter Rodrigues, showroom, capacitações, oficinas. É uma grande oportunidade para quem trabalha no setor calçadista”, destacou a analista do Sebrae Paraíba e coordenadora do evento, Éricka Vasconcelos.

A materioteca de Campina Grande, uma “biblioteca” de materiais e componentes para calçados, também estará presente no evento, expondo mais de 800 peças. Esta materioteca, inaugurada em abril deste ano, é a primeira da região Nordeste e tem sido de grande utilidade para os empresários da região, pois tem facilitado o acesso das empresas a designers, estilistas e diversos tipos de componentes, aumentando sua competitividade no mercado.

Éricka Vasconcelos ressaltou que o cenário para o setor calçadista é positivo e animador. A região Nordeste continua sendo o maior fabricante e exportador de calçados do Brasil e, na Paraíba, o polo calçadista é um dos setores mais importantes da economia, com mais de 600 empresas (sendo 180 formais) gerando cerca de 25 mil empregos e produzindo em torno de 250 milhões de pares por ano.

O Gira Calçados é realizado pelo Sebrae Paraíba, Fiep/Senai e Sindicalçados. Apoiam o evento a Prefeitura de Campina Grande, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). A programação pode ser acessada no site http://www.giracalcados.com.br.

Exposição e negócios
Durante o Gira Calçados, haverá espaços exclusivos para a geração de novos negócios. A Rodada de Negócios pretende movimentar cerca de R$8,5 milhões durante o evento e nos próximos 12 meses. Irão participar da rodada indústrias de calçados estabelecidas no Nordeste, com capacidade de desenvolver e lançar novas coleções para as diversas estações.

Os profissionais do setor e visitantes poderão conhecer novas tecnologias e tendências no Showroom de Máquinas, Equipamentos e Componentes e no Salão da Inovação. Nesse espaço, os visitantes e empresários terão contato com fornecedores de solados, couros, matrizarias para máquinas injetoras e outras utilidades do setor calçadista.

Os participantes poderão conhecer o processo de criação e produção de um sapato, durante os três dias do evento, em uma fábrica modelo. A oficina protótipo será coordenada pelo Curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Senai/CTTI (Centro de Tecnologia do Couro e Calçado).

Moda e tendências
Pela primeira vez, o Gira Calçados irá apresentar dois desfiles de moda com peças do polo industrial da região. Os desfiles acontecerão no último dia do evento, quinta-feira (5), pela manhã e à tarde. Também será lançado o editorial de moda, desenvolvido pelo multimídia e fotógrafo de moda, Aladim Monteiro. O editorial e os desfiles tiveram como inspiração ícones nordestinos, como o Cangaço, a cidade de Cabaceiras, Luiz Gonzaga e o filme de Glauber Rocha “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.

Os participantes do Gira Calçados terão também a oportunidade de conhecer as tendências de moda do Inverno 2015, com o Fórum de Inspirações, que será realizado na terça-feira (3). O designer paulista, Jefferson de Assis, irá mostrar em sua palestra o contexto mundial da moda e as estratégias para satisfazer os desejos do consumidor. No dia seguinte, haverá a Oficina de Criação com o estilista.

A primeira fase do projeto Identidade Paraíba, desenvolvido pelo designer Walter Rodrigues e o Instituto By Brasil, também será apresentada durante o Gira Calçados. O projeto identificou as referências culturais utilizadas por dez fábricas paraibanas de calçados.

Tecnologia e competitividade
Nos dias 3 e 4 (terça e quarta-feira) técnicos do Sebrae Nacional e do Sebrae Paraíba estarão reunidos para discutir e alinhar as ações da Rede de Serviços Tecnológicos (RST) voltada para a indústria de calçados do Estado. A Rede visa potencializar ações que aumentem a competitividade e a inovação dos pequenos negócios do setor. Atualmente, 40 empresas da região de Campina Grande estão sendo atendidas pela RST e novas empresas da região de Patos estão sendo prospectadas.

“O diferencial desse projeto é que tem uma atuação em rede, propondo soluções adequadas às necessidades da demanda e oferecendo acesso às novas tecnologias”, destacou o analista do Sebrae Paraíba e coordenador do programa Agentes Locais de Desenvolvimento (ALI), Cláudio Soares.

A RST é um projeto desenvolvido pelo Sebrae, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis da Região de Mache (COSMOB), da Itália, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN) e da Universidade de Camerino, da Itália. As suas ações serão desenvolvidas em cinco estados (Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná) com foco nas pequenas empresas industriais de dois setores: de couro e calçados e de madeira e móveis. A expectativa é atender, no total, 1.214 pequenas empresas nessas regiões até 2016.

Notícias relacionadas