menu

Brasil

10/04/2014


Ex-prefeito de Aroeiras do Itaim é preso e acusado de 5 crimes

Piauí

O ex-prefeito Gilmar Francisco de Deus, de Aroeiras do Itaim foi preso na manhã desta quinta-feira (10), enquanto deixava sua casa no Centro da cidade que fica a 332 km de Teresina. A prisão foi feita por uma equipe de agentes especiais coordenada pelo delegado regional de Picos, Antônio Madson Vieira de Oliveira. O mandado foi expedido na última terça-feira (8) pelo desembargador Erivan da Silva Lopes e de acordo com o delegado as equipes tiveram que virar a noite a espera de Gilmar para efetuar a prisão.

"É uma situação até complicada, como ele tem uma vida muito corrida a gente teve até uma certa dificuldade. Na terça ainda, eu cheguei a ir até Aroeiras, mas falaram que ele não estava mais lá e estava morando em Picos. A equipe passou o dia e a noite acordada esperando e conseguiu prender ele na hora que ele saiu de casa", informou o delegado.

O ex-prefeito foi condenado pela 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça a sete anos e 11 meses de reclusão pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, peculato, crime de licitação e crime de responsabilidade. Gilmar está detido na delegacia de Picos, mas nas próximas horas será levado para a penitenciária João de Deus Barros, de onde será transferido e cumprirá a pena em regime semi-aberto na penitenciária Colônia Agrícola Major César Oliveira, na BR 343.

O condenado já respondia aos processos desde 2008 e havia condenado em julho de 2012. O ex-gestor administrou o município por dois mandatos de 2004 a 2012 e de acordo com o delegado os crimes foram cometidos dentro deste período. Este é o segundo ex-prefeito preso em menos de 24 horas. O ex-prefeito de Aroazes, a 291 quilômetros da capital, e delegado da Polícia Civil do Piauí, Francisco Bernardone da Costa Vale, foi preso na tarde desta quarta-feira (09) no bairro Ininga, zona Leste da capital do Piauí. Ele é acusado de assassinar o também ex-prefeito do município Manoel Portela.

Cidade Verde

Notícias relacionadas