menu

Brasil

05/06/2014


Exploração sexual de crianças é debatida em Natal

Rio Grande do Norte

As ações do Ministério do Turismo (MTur) de prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes nas cidades-sede da Copa do Mundo e entornos serão debatidas nesta quinta-feira (5), em Natal (RN), última das 12 sedes visitadas pela equipe do Ministério do Turismo. O MTur e o Governo Federal acreditam que é imprescindível o fomento de ações de sensibilização para a prevenção da exploração infanto-juvenil, considerando a proximidade dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014, período que o país receberá turistas estrangeiros e haverá grande movimentação nas cidades-sede e destinos turísticos brasileiros.

Na ocasião, o coordenador geral de Proteção à Infância, Adelino Neto, apresentará a campanha Proteja Brasil, que conscientiza a população sobre a necessidade de estar alerta para o problema, assim como prevenir e denunciar possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes por meio do Disque 100.

Também será compartilhado o Manual do Multiplicador, publicação que orienta professores, gestores públicos, líderes comunitários, organizações não governamentais e demais entidades no combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O evento ainda aborda o Pronatec Copa Social, modalidade de qualificação profissional que trabalha com jovens egressos do programa Vira Vida do SESI, no âmbito do Pronatec Turismo. O Vira Vida promove a elevação da autoestima e da escolaridade dos jovens para que explorem seu potencial e conquistem autonomia.

Estarão presentes representantes dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Conselho Nacional do Sesi. Os interessados em se tornar colaboradores na prevenção do problema podem assistir às apresentações.

Clique aqui para ouvir declaração do coordenador Adelino Neto sobre o empenho do MTur contra crimes do tipo.

Projeta Brasil na Copa – Para reforçar a campanha, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, assinaram no mês de maio a portaria que impede a entrada de turistas ou imigrantes envolvidos com pornografia infantil ou em denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Campanha – Já foram distribuídas mais de 150 mil peças de material publicitário desta campanha, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR). Cartazes, folhetos e adesivos estão sendo levados a bares, hotéis, Centros de Atendimento ao Turista, rodoviárias e aeroportos de todo o Brasil. Durante os jogos da Copa, haverá um esforço concentrado para a divulgação.

Serviço

Data: 04/06/2014 (quinta-feira) – Horário: 14 horas

Pauta: Palestras – Prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes e Pronatec Turismo
Local: Praiamar Natal Hotel – Rua Francisco Gurgel, 33 – Ponta Negra – Natal/RN

Programação

14h – Apresentação do Pronatec Copa Social. (MTur)

14h20 – Palestra sobre Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e apresentação do Manual do Multiplicador – Campanha “Exploração Sexual de Crianças e Adolescente não é turismo. É crime.” (MTur)

14h50 -Palestra sobre Estratégias de Enfretamento à Violência durante a Copa (Ministério da Saúde)

15h10 – Palestra sobre Rede de Atenção e Proteção às Vítimas de Violências durante a Copa

15h30 – Momento para debater os temas apresentados 

Notícias relacionadas