menu

Economia

29/12/2015


Exportações aliviam queda de vendas do setor automotivo

Com um ano de quedas consecutivas nas vendas e muitas demissões na indústria automotiva, as exportações vem dando um alento para o setor. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), enquanto de janeiro a novembro a comercialização no mercado interno caiu 25,2%, as unidades exportadas cresceram 18,9%. Em um momento que o dólar está valorizado, a Volkswagen, maior exportadora de veículos produzidos no Brasil, informou nesta segunda que vai começar a exportar o up! para o Peru.

As operações devem começar no primeiro trimestre de 2016. Produzido na fábrica da montadora em Taubaté, no interior de São Paulo, o modelo já é exportado para Argentina, Uruguai e México, além de comercializado no próprio mercado interno.

Mesmo sendo uma novidade no mercado, o up! não ficou imune à retração das vendas. Lançado em fevereiro de 2014, o modelo somou 49,3 mil vendas no acumulado de janeiro a novembro de 2015, recuo de 16% nas vendas internas ante o período entre fevereiro e dezembro do ano passado.

Com a exportação do up! para o Peru, a Volkswagen pretende ampliar seus resultados no exterior. “A Volkswagen reforçou sua estratégia de exportação e incrementou o portfólio com novos produtos, como up!, o CrossFox, e versões do Gol e Saveiro, por exemplo, que têm tido uma excelente aceitação nesses mercados, conseguindo com isso impulsionar as exportações da marca. Em 2016, novos mercados devem receber nossos produtos”, afirma o vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal.

Em 2015, a montadora alemã apresentou crescimento de 27% nas vendas externas totais, com 107 mil veículos exportados. Internamente, a empresa registra queda nas vendas, de 35% no acumulado do ano, e perde participação de mercado, de 17,33% em 2014 para 14,79% em 2015. No Brasil, o up! é oferecido em oito versões, mas para o Peru serão apenas quatro: take up!, move up! e high up! 4 portas e câmbio manual. O modelo mais exportado pela Volkswagen em 2015 foi o Gol, com 47.222 unidades.

As exportações da Fiat também subiram 21,2% de janeiro a novembro de 2015. O modelo mais exportado é a picape Fiat Strada. E os principais destinos são México e Argentina que, de maneira geral, é o maior cliente de todos os carros brasileiros, para onde foram embarcadas 57.870 unidades.

IG 

Notícias relacionadas