menu

Brasil

06/05/2014


Feira do Empreendedor atenderá agricultores e empresários da tecnologia

PARAÍBA

Inovação, economia criativa, agronegócio, educação empreendedora, tecnologia, sustentabilidade, acesso ao crédito e capacitações. Quem pensa em ter seu próprio negócio ou melhorar sua empresa terá um celeiro de oportunidades com a Feira do Empreendedor da Paraíba, que irá abordar todos estes temas em mais de 300 atividades gratuitas, entre os dias 15 e 18 de maio, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. Com o tema “O empreendedorismo que transforma”, o evento já está com suas inscrições abertas pelo site www.feiradoempreendedorpb.com.br.

 “Muitas pessoas já possuem características empreendedoras, mas é preciso aperfeiçoar e desenvolver. Garantir um bom negócio vai além de oferecer um bom produto. É preciso se diferenciar, entender do próprio negócio, da sua gestão e o impacto dele na sociedade. Para quem busca esses diferenciais, a Feira do Empreendedor é uma excelente oportunidade”, destacou o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

 A Feira do Empreendedor contará com espaços segmentados para atender aos diversos públicos de empreendedores e uma exposição com oportunidades de negócios de mais de 70 empresas e instituições. No “Espaço Inovação que Transforma”, por exemplo, haverá importantes eventos paralelos, com seminários e palestras com foco em soluções estratégicas para os pequenos negócios, destacando design, e-commerce, tecnologia, inovação e apoio às startups

.Para os empreendedores da área de cultura, moda, design e inovação, não faltarão oportunidades de negócios no “Espaço Economia Criativa”. Com diversas atividades, a ideia é apresentar o potencial desse novo conceito de economia e mostrar que, com ele, é possível gerar renda, emprego e impulsionar o desenvolvimento de uma empresa e de sua localidade.

 Os produtores rurais também terão diversas oportunidades de negócios no evento, além de capacitações. No “Espaço Agronegócio”, haverá exposição de tecnologias e apresentação de fornecedores para esses produtores, além de trabalhos da apicultura, floricultura, policultura, que mostre as diversas oportunidades de negócios.

 O tema sustentabilidade nos pequenos negócios estará presente em diversas atividades realizadas durante a Feira do Empreendedor. Os empresários poderão aprender que ações simples, como a coleta seletiva do lixo, o uso de lâmpadas fluorescentes, o controle do consumo de papel, de água e de energia, por exemplo, contribuem para uma sociedade sustentável, e ainda podem diminuir custos e gerar lucro para as empresas. No dia 17 (quinta-feira), será realizado o Seminário “Práticas Sustentáveis que fazem a diferença”, com a participação de Rita Patussi, engenheira civil, com especialidade em Gestão de Responsabilidade Social e Preservação e Conservação de Patrimônio Histórico Cultural.

 

Atendimento e orientação empresarial

Além das palestras, seminários e capacitações, durante a Feira do Empreendedor haverá atendimento e orientação empresarial. Para os microempreendedores individuais (MEI), aqueles empresários que faturam até R$60 mil por mês, haverá uma ampla estrutura de atendimento e orientação para informar sobre o pagamento de impostos mensais e envio da Declaração Anual de Rendimentos.

 De acordo com a analista do Sebrae Paraíba e responsável pelo “Espaço Orientação Empresarial”, Raquel Costa, os empresários que buscarem orientação no evento passarão por uma triagem para otimizar o atendimento. “Teremos equipes para atender quem quer abrir uma empresa, para quem quer expandir e para prestar orientações sobre declarações e impostos”, destacou Raquel. Neste Espaço, os empreendedores contarão ainda com os serviços de instituições parceiras, como o INSS, Corpo de Bombeiros e Junta Comercial.

 

Palestrantes de renome nacional

Grandes nomes nas áreas de inovação, moda, redes sociais e economia criativa já estão confirmados para participar do evento. No primeiro dia da Feira (15, quinta), o sócio-diretor da Perestroika e publicitário, Tiago Mattos, e o criador da São Paulo Fashion Week (SPFW), Paulo Borges, serão as grandes atrações. Já no dia 16 (sexta-feira), a criatividade em campanhas publicitárias no Facebook será o tema da palestra de Raphael Vasconcellos, diretor do Facebook Creative Shop para a América Latina, responsável por auxiliar agências e clientes a desenvolver estratégias para a rede social no Brasil.

 No dia 18 de maio, Lala Deheinzelin, uma das pioneiras da economia criativa no Brasil e pioneira na relação economia criativa, redes e sustentabilidade no mundo, vai proferir a palestra “Criando Empresas Criativas e Colaborativas”. Com atuação nas artes cênicas, cinema e televisão, Lala já passou por corporações, terceiro setor, governos locais e instituições de fomento, organismos multilaterais e redes colaborativas. Além da palestra, Lala vai ministrar a oficina “Ciclo Exponencial da Abundância: oportunidades para empreender”, no dia 17 (quinta-feira).

 

Uma grande estrutura

A montagem da grande estrutura da Feira do Empreendedor iniciou nesta semana. Mais de 30 pessoas estão trabalhando em uma área de 12 mil m², no Centro de Convenções, para erguer toda a estrutura do evento, que vai ocupar os pavilhões de Congresso e de Feira.

 A meta da Feira do Empreendedor é alcançar um público de mais de 20 mil pessoas, entre empreendedores, empresários e pessoas que buscam capacitação e orientação empresarial, que serão atendidas presencialmente no evento e à distância via internet.

 Com o tema “O empreendedorismo que transforma”, a sexta edição da Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae e tem o patrocínio do Governo do Estado, Banco do Nordeste, Fiep/Senai, Correios e Vivo, além de parceria com o IFPB e Unipê. As inscrições gratuitas para todas as atividades estão abertas no site evento www.feiradoempreendedorpb.com.br.

Notícias relacionadas