menu

Brasil

29/05/2014


Fenagri começa com expectativa de fechar R$ 40 milhões em rodada de negócios

Pernambuco

A 25ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2014 foi aberta nesta quarta-feira, 28, com representação expressiva de empresários e entidades segmento da agricultura irrigada, e de políticos, no Centro de Convenções de Petrolina, onde ocorre o evento que ocupa as áreas interna e externa do pavilhão de feira. A Feira tem como objetivo fortalecer e ampliar as relações do agronegócio em toda a cadeia produtiva e, com isso, desenvolver os mercados interno e externo, criando possibilidades para investimentos no Vale do São Francisco.

“O Sebrae tem ligação umbilical com a feira. Desde o seu nascimento tem apoiado não só o evento, mas a produção da cultura irrigada. Nós temos comprometimento não apenas com as capacitações e certificações, mas com algo que é essencial, que é a comercialização”, afirmou o superintendente do Sebrae de Pernambuco, Roberto Castelo Branco.

Nesta quinta-feira,dia 29, ocorrerá a primeira parte da rodada de negócios promovida pelo Sebrae em Pernambuco, no Quality Hotel Petrolina, que será dividida em dois momentos. A primeira parte será dedicada à mesa redonda com palestras para a discussão dos mercados nacional e internacional de frutas e hortaliças frescas e processadas. Em seguida, serão realizados os encontros de negócio entre as empresas cadastradas com o objetivo de se promover a comercialização de frutas, serviços e bens da cadeia de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco. A expectativa é de gerar R$ 40 milhões durante o encontro de negócios. Amanhã, dia 30, serão realizadas visitas às propriedades agrícolas e empresas da região.

Nesses 25 anos de evento, “a Fenagri sempre destacou as culturas da manga e da uva”, disse, o coordenador da feira, Newton Matsumoto, que ressaltou a necessidade de diversificar e introduzir novas frutas para a agroindústria. Segundo ele, o controle sanitário e capacitações já estão ocorrendo com entidades dos segmentos, como o Senac e o Sebrae. “A Fenagri representa nova oportunidade de negócio para quem acredita no vale e quer investir aqui”, afirmou.

Além de promover a realização de negócios, transferência de tecnologia e a divulgação das potencialidades do Vale do São Francisco são outras metas da Fenagri, que ocupa este ano uma área de 12 mil metros quadrados, e conta com a participação de empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes, fabricantes e revendedores de equipamentos e insumos agrícolas, além de delegações de importadores de frutas de países como Inglaterra, Holanda, Canadá e Rússia.

Sua programação é formada por seminário sobre novas frutíferas para o semiárido irrigado; cursos em temas como processamento de frutas, produção de aguardente de frutas e elaboração artesanal de suco de uva; exposição de produtos e serviços voltados para o agronegócio; bem como a rodada de negócios promovida pelo Sebrae em Pernambuco.

A Fenagri 2014 é uma realização da Prefeitura Municipal de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e da Câmara de Fruticultura de Petrolina. O evento tem apoio do Sebrae em Pernambuco – por meio da unidade do Sertão do São Francisco –, Embrapa, IFPE e Associação Comercial e Empresarial de Petrolina, entre outras entidades.

 Serviço

O quê: XXV Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2014

Quando: De 28 a 31 de maio, das 18h às 23h

Onde: Centro de Convenções Senador Nilo Coelho – Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, Petrolina/PE

Site: www.fenagri2014.com.br

Notícias relacionadas